quinta-feira, 29 de outubro de 2009

História do Grupo - 1985 a 1990

Olá!

Como o Grupo é feito de Jovens que vêm e vão, poucos neste momento têm noção da longa história do nosso Centro Juvenil Salesianas - Promotores da Paz! Aqui irão constar algumas das datas mais relevantes, desde a sua origem até hoje. As nossas primeiras participações, os marcos importantes, entre outras coisas! Para já ficamos com o período entre 1985 e 1990:

1985
  • Nasce o Grupo da “Colónia”. A semente que germinou, sendo raiz para criar o Centro Juvenil (CJ).
  • 1º passeio à Serra da Estrela

1987
  • 1ª participação no encontro “Páscoa Juvenil” na Aguda.

1988
  • Primeiras Promessas com 2 lenços, ADS e MJS (identificação com os lenços do MJS).
  • Presença na inauguração da Praça S. João Bosco, em Lisboa, nos festejos do 1º Centenário do Nascimento de D. Bosco.

1989
  • 1º “Flash Bosco” na Aguda.
  • Participação no espectáculo da festa de encerramento do Centenário do Nascimento de D. Bosco, no Palácio de Cristal (Porto).
  • O grupo é baptizado com o nome “Promotores da Paz”, inspirado na passagem das Bem-Aventuranças: “Felizes os Promotores da Paz, porque serão chamados filhos de Deus”
  • Adopção da canção “Felizes os Obreiros da Paz” como Hino do Grupo.

1990
  • Renovação do CJ em 3 etapas: Grupo Alegria (Pré-Adolescentes), Grupo Mensageiros (Adolescentes) e Grupo Fermento (Jovens).
Fiquem bem e com D. Bosco!

8 comentários:

Leila disse...

Lembro - me de quando o grupo de teatro fez uma peça sobre a história do grupo .. O momento da escolha do nome ' Promotores da Paz' estava nesse teatro . :)
Acho óptimo termos aqui a história do grupo ! Boa ideia ( como sempre , aliás ! ). :D

Rosário :) disse...

Que saudades da Colónia da Aguda... :(
Era uma casa mágica...

Ana Luisa disse...

Olá !Eu só ando no centro juvenil á 1 aninho mas adoro, acho bastante interessante a história do Grupo!!
Parabéns!!!SMILE!!

GRUPO...!!
PROMOTORES DA PAZ...!!

Anónimo disse...

Fico muito contente de vos ver a comentar tanto mais novos como mais maduros na esperiência de grupo!... Parabéns aos corajosos! Daqui a 10 anos tereis recordações fabulosas como tem hoje a Rosarinho! Força! dai vida ao vosso Centro e a vida acontecerá.

Marlene Soutelo disse...

Foi em Outubro de 2007 que eu fui ao centro juvenil pela primeira vez. O Tiago ia treinar a equipa de Juvenis de Futsal e eu fui lá com ele para ver o que por lá se fazia.
Foi amor à primeira vista!... :)
Quando cheguei, o Valter estava a fazer o "Boa tarde" e cantavam o "Duc in Altum"... ADOREI!...
E depois? Nem imaginam... :P Fui ver um tema dado pelo Sr. da Liturgia. Sim, fui ver o Vasco dar tema.
Como gostei tanto da experiência, pedi à Irmã Lourdes para começar a frequentar o centro.
Daí a nada estava a dar catequese com o Ricky ao 5.º ano.
Só tenho a agradecer a todos os que me acolheram de braços abertos.

Rosário :) disse...

Marlene, e a partir desse dia o Tiago amaldiçoou-se até ao fim dos seus dias porque o CJS passou a ocupar uma fatia grande do teu coração, que até à data era quase só dele!
Vá Tiago, comenta estes posts e conta aquela história de partir as duas pernas :D
Adoro este casalinho :D:D:D

Tiago Soutelo disse...

Ora então cá vai a história. Quando me aborreço com a Marlene e quando o assunto converge para o Centro Juvenil digo irritado que no dia que qual olheiro, recomendei a ida da Marlene para o Centro Juvenil. É que tinhamos uma pessoa que pensa 48h por dia no Centro ( Zé Carlos )e agora passamos a ter 2 ( o Zé Carlos e a Marlene ). Como tudo acho que tem existir tempo para tudo, e a Marlene neste momento vive grande parte do seu tempo livre a pesquisar e a elaborar dinâmicas para o Centro e para o grupo. O que lhe peço é que não se esqueça que tem uma família que precisa dela e que não a deve esquecer. Mas também acredito que o facto dela ter ido para o Centro Juvenil veio preencher um vazio que existia dentro dela. O Centro só tem a ganhar com pessoas como a Marlene que "emprestam" toda a sua criatividade, e tem sempre uma palavra amiga para todos. Acho que cultivei o espírito salesiano na minha pequena família ao ponto de neste momento as minhas meninas passarem mais tempo do que eu no Centro Juvenil. Agora deixo aqui um desafio á Maria do Rosário. Como vai ser a vossa vida Salesiana, a tua e a do Zé, depois do grande acontecimento de Setembro de 2010? Aguardo resposta.

Tiago Soutelo

Rosário :) disse...

Vai ser igual, seu neca!!
Ou melhor, como estou a ver que não vamos ter a casa pronta a tempo para morar, acho que até vamos passar mais tempo no Centro Juvenil :D
E esta, hein??