quinta-feira, 13 de maio de 2010

Proposta Pastoral FMA/SDB

Maio-Junho: Quando o caminho se faz vocação

A felicidade é uma busca incessante: nos trilhos de Maria de Nazaré e de Maria Mazzarello

Em Nazaré, vivia uma jovem chamada Maria, que conhecia muito bem a história do seu povo. Já tinha percebido que Deus nunca o abandonara. E, agora, Ele tinha-se manifestado e fez-lhe uma revelação. Numa experiência de profunda escuta de Deus, Maria percebeu que Ele contava com Ela para algo de muito especial: desejava que ela fosse mãe. Depois daquela experiência, Maria não sabia em que se iria transformar a sua vida..., mas disse sim!

Na humilde terra de Mornese crescia uma rapariga que era sempre a primeira em tudo! O seu desejo de amar como Jesus levou-a, desde muito nova, a perceber que Ele contava com os seus dons para dar vida em abundância a muitas outras jovens. Estranho, não? Talvez, não. A iniciativa foi de Deus e ela apenas optou por dizer sim, mesmo sem compreender tudo.

Maria, Mãe de Jesus, e Maria Mazzarello. Duas jovens que arriscaram toda a vida num projecto sem saber o possível “final da história”. Pela frequente experiência de escuta da voz do Senhor, foram estabelecendo uma relação com Deus que as movia na procura contínua da felicidade. A vida é um tesouro a descobrir com Jesus, que nos chama e envia a partilhá-la. A nossa felicidade passa por descobrir o sonho de Deus na nossa própria história. Estamos à escuta?

Acção: Descobrir e aprofundar a questão vocacional de Maria de Nazaré e de Maria Mazzarello e aproximar o seu SIM às opções dos jovens de hoje. Experiência da leitura da vida à luz da Palavra de Deus. Aprofundar a confiança que D. Bosco e M. Mazzarello tinham na presença e auxílio de Maria.

Sem comentários: