quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ricky na Peregrinação Nacional da Família Salesiana a Fátima 2010

Sábado, 15 de Maio
Os dias especiais começam bem cedo. Este não foi excepção. Antes das 7 da manhã, já o Centro Juvenil recebia jovens entusiasmados. Jovens dos 10 aos 35 anos que partilhavam um objectivo muito especial: rumar a Fátima para viver com toda a Família Salesiana de Portugal, e em particular com o MJS, um fim de semana de fé e alegria.

Assim, o autocarro partiu e o primeiro momento de animação musical e oração aconteceu. Chegados aos arredores de Fátima, os mais velhos saíram para realizarem um percurso a pé, sob o tema "Queremos ver Jesus". Foi uma dinâmica descontraída e divertida de partilha, não só entre o pessoal de Arcozelo, mas também com o grupo de Mirandela. Depois de um almoço partilhado, em comunhão com a natureza, realizamos a última etapa até chegarmos ao Centro Paulo VI.

No Centro Paulo VI, reunímo-nos no anfiteatro para a abertura oficial do dia MJS com os típicos discursos de boas vindas. Um conjunto de músicas animou-nos, tal como o Valter aos saltos no palco com as suas coreografias únicas. Após este divertido momento, começou o ensaio geral para o espectáculo Arte e Fé "Tudo a Meias". Foi com algum nervosismo que experimentámos o palco... Mas na hora do derradeiro espectáculo, tudo correu muito bem e a dança que Arcozelo preparou com a ajuda da nossa Cláudia foi aplaudida.

Todo o espectáculo foi muito bonito e bem organizado. Assim ficámos a conhecer melhor a relação de D. Bosco com Miguel Rua.

Ao fim do dia, um breve descanso e o jantar precederam a oração do terço no Santuário, junto da Capelinha das Aparições. Foi um momento intenso de devoção. Ninguém ficou indiferente à beleza e profundidade das milhares de velas acesas na noite cerrada. Participámos na Procissão das Velas e recolhemos de novo no Centro Paulo VI. Quem ainda se sentiu capaz de ficar acordado, realizou uma vigília de oração presidida pelo Pe. Aníbal, homem incansável que nos acompanhou bem de perto neste dia inesquecível.

Domingo, dia 16 de Maio
Finalmente a cama chegou e pudemos todos gozar uma noite (curta) de descanso ansiado. Mas eis que surgiu um novo dia que se adivinhava excelente para um mergulho na praia. Então fomos todos para o Santuário participar no cordão humano, na celebração da Eucaristia. Saliento o relevo dado, tanto na Homilia como na Oração dos fieis, às novas formas de Evangelização, nomeadamente aos meios de comunicação social como a internet.

No final do almoço e das despedidas (até um próximo encontro MJS) retornamos ao Norte cansados mas com o espírito renovado, com amizades reforçadas e laços criados. trouxemos também no coração o exemplo de Miguel Rua que fez tudo a meias com D. Bosco para que a obra salesiana ganhasse força e se perpetuasse.

4 comentários:

Patrícia disse...

Olaa*
Bom e bonito texto Ricky....
Sinceramente este foi o primeiro de muitos anos que espero ir a Fátima. Ao principio estava com receio de ir, pois nao sabia se ía aguentar a caminhada. Depois de lá estar, já nao pude fazer nada o que me restava era caminhar.... Durante o percurso conhecemos pessoas novas, muito "purreiras" e devertidas. Depois de concluirmos a partilha de almoço, continuamos a nossa caminhada até ao pavilhão João Paulo VI. Vou ser sincera... a caminhada soube-me a pouco, não vou jurar mas vou dizer que me sinto capaz de fazer uma caminhada mais longa. XD Gostei imenso da nossa ída a Fátima,... e sim para o ano estou lá batida outra vez! Adorei o fim-de-semana passado!

Ricky disse...

Obrigado Patrícia! =)
Nem eu sabia se ia aguentar a caminhada! xD
Se puder, estou lá no próximo ano!

Anónimo disse...

ñ há fotos disto?

Ricky disse...

Deve haver... Mas ainda não chegaram à Equipa de redacção...