quinta-feira, 11 de novembro de 2010

S. Martinho de Tours

Olá!

Hoje, 11 de Novembro, comemora-se a festa liturgica de São Martinho de Tours. Apresentamos aqui uma pequena biografia sua:

Martinho nasceu e cresceu na Hungria no ano 316. Contrariando a sua família, optou por se tornar Cristão e aderiu a um grupo de catecúmenos (aqueles que se preparam para receber o batismo). Contudo, o seu pai alistou-o no exercito romano para que desistisse de tal ideia.

Mesmo no exército, continuou a praticar os ensinamentos cristãos, principalmente a caridade. Foi nessa época que ocorreu o famoso episódio do manto. Um dia um mendigo que tiritava de frio pediu-lhe esmola e, como não tinha, o cavaleiro cortou seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte. Durante a noite o próprio Jesus apareceu-lhe em sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido no frio. Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria as fileiras militares para dedicar-se à religião.


Assim, dedicou toda a sua vida a evangelizar os pagãos, fundando comunidades de monges que dessem exemplo da caridade cristã ao povo.

S. Martinho tornou-se Bispo de Tours em 371, mas não abandonou a sua peregrinação apostólica: visitava todas as paróquias, zelava pelo culto e não desistiu de converter pagãos e exercer exemplarmente a caridade. A sua influência não se limitou a Tours, mas expandiu-se por toda a França, tornando-o querido e amado por todo o povo.

Tornou o primeiro Santo não mártir a receber culto oficial da Igreja e um dos Santos mais populares da Europa medieval. A sua memória liturgica é comemorada no dia 11 de Novembro, data em que foi sepultado.

Falando sobre ele, o Papa Bento XVI disse: "O gesto caritativo de São Martinho insere-se na lógica que levou Jesus a multiplicar os pães para as multidões famintas, mas sobretudo a dar-se a si mesmo como alimento para a humanidade na Eucaristia. (...) Com esta lógica de compartilhar expressa-se de modo autêntico o amor ao próximo."

Fiquem bem e com D. Bosco!

Sem comentários: