quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Carta de Mãe Margarida

Neste dia de Mãe Margarida, ela enviou uma carta a todos nós: salesianos, salesianas, animadores e, acima de tudo, Jovens! Lê com atenção estas palavras carinhosas que nos dirige!


Olá!

Sou a Margarida Ochiena, e certamente já deves ter ouvido falar de mim. Sou a mãe de D. Bosco, o grande mentor da obra salesiana da qual fazes parte e para a qual contribuis dessa forma tão alegre!

Sabes, quando te observo em cada sábado revejo-me em ti. Também eu me empenhava da mesma forma quando ajudava o meu filho com os seus jovens. Eu costumava cozinhar para os rapazes, cuidar das suas roupas, limpar o pó, mas apesar de todas estas preocupações, sempre tive tempo para dar amor a todos aqueles jovens que não o tinham, tal como o meu filho fazia. Amar os outros deve ser uma das grandes prioridades de um jovem salesiano. Tenta encontrar sempre forma de, através das tuas acções, transmitir amor a todos os que te rodeiam, pois tal como dizia S. Paulo “Se não tiver amor nada sou”.

Durante toda a minha vida, Deus sempre foi o meu maior amigo, e deu-me o dom de ser uma boa mãe. Assim, dediquei a minha vida aos meus filhos, e eduquei-os com doçura, firmeza, paciência, exigência e claro, muito amor. Também gostava que olhasses para Deus como o teu melhor amigo, e pensasses nos dons que Ele te deu e os pusesses a render pelos outros.

Sei que vives numa era difícil, tal como eu também vivi, embora fosse tudo muito diferente do que é agora. A pobreza era muita e a dificuldade também. Apesar disso, nunca impedi os meus filhos de sonhar. Sempre acreditei no meu filho João, e sempre soube que ele conseguiria realizar o sonho de ser Padre. Quando ele, aos 9 anos me contou o sonho que teve, percebi logo que o tinha de ajudar a realizá-lo. Da mesma forma que acreditei nos sonhos do João, também acredito nos teus, e estarei sempre aqui ao teu lado para que não desistas deles.

Um beijinho grande daquela que é também tua:

2 comentários:

Ir. L.... disse...

Eu fico fascinada com esta redacção! Não perde uma ocasião para estimular estes queridos jovens! Parabens! Não conheço outra igual!...
Água mole em... tanto dá... fura!
Tende sempre em vista a meta!
Mãe Margarida também nos estima como o fez com os rapazes de D. Bosco. Há que pedir ajuda!
O Mourinho - e ele é dos nossos dias - ensina-nos que "querer é poder" atingir os objectivos propostos. Força, JUVENTUDE!

Ricky disse...

Gostei da referência ao Mourinho, Irmã! Há que manter a mensagem actual.

Esta carta é das melhores coisas que publicamos até agora! =) Está cheia de significado e, pelo menos a mim, toca-me no coração.