quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Flash Bosco 2011 - Mirandela

Foi no passado fim-de-semana, dias 22 e 23 de Janeiro, que se realizou em Mirandela o Flash Bosco, encontro destinado aos adolescentes do 7º, 8º e 9º anos.

A animação começou logo as 7h da manhã, hora a que partiu o autocarro de Arcozelo rumo a Mirandela, com 19 adolescentes do nosso centro. Embora fosse uma viagem longa a boa disposição marcou o nosso autocarro.

Chegamos a Mirandela por volta das 9h e reunimo-nos no salão do colégio com todos os outros centros que participaram no encontro: Arouca, Areosa, COP, Mirandela e Poiares. Para que todos os participantes se sentissem o mais à vontade possível, realizaram-se alguns jogos que tornaram o ambiente mais descontraído e divertido. Quando as dinâmicas acabaram, chegou a altura dos participantes se distribuírem por 8 grupos de trabalho, onde puderam responder a um questionário que apurava se cada um vivia ou não, ao estilo de D. Bosco, seguindo os valores que ele nos ensinou.

Entretanto chegou a hora do almoço onde todos puderam descontrair mais um pouco e reunir energias para o resto do dia.

Ao início da tarde, foi apresentado um filme que retratava a infância e juventude de D. Bosco, todos os esforços e obstáculos que teve de enfrentar para se tornar padre. De seguida deu-se início a um Peddy Paper realizado pela cidade de Mirandela, onde todos ficaram a conhecer melhor a cidade e puderam responder a algumas perguntas acerca da vida e obra de D. Bosco.
Apesar do cansaço, o entusiasmo ainda se fazia sentir ao fim da tarde, altura em que os participantes puderam conhecer as famílias que os iriam acolher durante a noite. A curiosidade era grande, e a recepção em cada família foi feita com muita alegria.

Após o jantar, chegou a altura do grande momento festivo do dia: a “Gala das Estrelas”. Cada grupo do Flash Bosco apresentou o seu número: canções, danças, números de magia, questionários, jogos, teatros… A animação era grande, e as gargalhadas e sorrisos encheram todo o auditório. A noite terminou com um momento de oração e a boa-noite dada pelo Padre Aníbal, responsável pela Pastoral Juvenil. No final, todos os participantes se distribuíram pelas famílias de acolhimento onde passaram a noite.

O Domingo iniciou-se cedo. Às 9h os participantes começaram a chegar ao Colégio, e muitas eram as novidades e as experiências vividas nas famílias de acolhimento que os jovens queriam partilhar. Após a oração da manhã, foi apresentado o tema “Olhar D. Bosco”, no qual se estabeleceu uma relação entre as funções dos nossos olhos e as nossas próprias acções e de D. Bosco. Logo de seguida, os jovens reuniram-se mais uma vez nos pequenos grupos, onde puderam reflectir mais acerca das suas acções enquanto jovens pertencentes ao movimento juvenil salesiano, e estabelecer um compromisso pessoal. Às 12h realizou-se a Eucaristia na capela do colégio, com vários momentos preparados pelos participantes do encontro.

Após o almoço e feitas todas as despedidas, os jovens voltaram alegres e bem-dispostos aos seus centros, decididos a tentar mudar as suas atitudes, e a viver ainda mais ao estilo de D. Bosco.

Fiquem bem e com D. Bosco!

3 comentários:

Bruna disse...

adorei ir ao flash bosco foi mt divertido e foi mt bom conhecer pessoas novas

Ricky disse...

Esta experiência foi positiva. A dormida em casas de acolhimento correu muito bem. As pessoas de Mirandela são hospitaleiras e simpáticas!

Queria mandar um abraço aos internos ao cuidado dos Salesianos daquela terra.

Andre disse...

Foi muito divertido conhecia uma cidade nova e muitos jovens fixes e alegres todos nos receberam muito bem o unico problem foi o frio.
André Pinto
Centro Juvenil Salesiano de Arouca