terça-feira, 25 de janeiro de 2011

S. Francisco de Sales

Ontem, dia 24 de Janeiro celebrámos S. Francisco de Sales, uma figura importante para a Família Salesiana:

Francisco de Sales nasceu numa família abastada, a 21 de Agosto de 1567, sendo o primeiro de treze irmãos. Ao longo da sua vida, teve a oportunidade de estudar em Paris e Itália, chegando a receber o doutoramento em Direito Canónico, com 24 anos, pela Universidade de Pádua. No entanto, contra a vontade da sua família, preferiu deixar de lado uma brilhante carreira e estudar para ser sacerdote. Foi ordenado em 1593, e foi nomeado bispo coadjutor em Genebra, em 1599, tendo, posteriormente, sucedido como bispo em 1602.

A sua diocese tornou-se conhecida pela organização e pela formação do seu clero e leigos, uma grande realização para a Igreja daquela época. Fundou várias escolas, e estabilizou a Igreja da sua região. Era famoso enquanto guia espiritual, e pela sabedoria dos seus escritos. Foi uma figura líder na Reforma Católica e ficou conhecido pela sua sabedoria e ensinamentos.

Em 1609, os seus escritos foram reunidos e publicados com o título de “Introdução à Vida Devota” ou “Filotéia”, sendo esta a sua obra mais importante e mais conhecida, nos dias de hoje. Para além deste, outro livro também editado e que, juntamente com o anterior, é considerado um clássico espiritual, é “Tratado do Amor de Deus”, fruto da sua oração e trabalho. A popularidade e o valor destes escritos, em conjunto com as suas cartas, pregações e palestras, tornaram-no o padroeiro dos escritores católicos.

Faleceu em 1622, em Lyon, e os seus restos mortais encontram-se na Igreja da Visitação, em Annecy.

Foi beatificado, ainda, no ano da sua morte, sendo, a sua, a primeira beatificação a ser formalizada, na Basílica de S. Pedro. Foi canonizado em 1655, pelo Papa Alexandre VII e, em 1867, foi declarado Doutor da Igreja, pelo Papa Pio IX. Por fim, em 1923, foi declarado patrono da imprensa católica, pelo Papa Pio XI.

Ao contrário de muitos santos, cujas vidas, repletas de acontecimentos maravilhosos, parecem estar fora do alcance de cristãos comuns, a vida de Francisco de Sales não apresenta nada de sensacional. Os seus ideais de moderação e caridade, de gentileza e humildade, de alegria e entrega à vontade de Deus são expressos com uma sensatez que anima os fracos e alimenta os fortes, ocasionando-lhe a reputação como o Santo Cavalheiro.

Como conclusão do retiro que D. Bosco fez, para a sua primeira missa, escreveu 9 propósitos que seguiria na sua vida de padre. O 4º item diz: “A caridade e a doçura de S. Francisco de Sales me guiem em todas as coisas.”.

D. Bosco denominou a sua sociedade de Salesiana, em homenagem a este santo. O nome oficial da Congregação Salesiana é Pia Sociedade de S. Francisco de Sales sendo popularmente conhecida como Salesianos de Dom Bosco (SDB). O lema da Congregação é “Da mihi animas coetera tolle” (“Dai-me as almas e ficai com o que sobrar.”), lembrando S. Francisco de Sales que “procurava salvar somente as almas”.

A importância que este santo tem para os salesianos relaciona-se intimamente com os seus valores, a sua vida e a mensagem que procurava transmitir a todos aqueles que quisessem ouvi-la. Assim, seguindo as pegadas de S. Francisco, procuramos viver com a sua mansidão e o seu zelo pastoral, junto dos jovens.

Sem comentários: