quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana em Portugal


Olá pessoal!

No passado Domingo, dia 12, alguns animadores do nosso Centro Juvenil participaram nas Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana (Zona Norte) no Colégio dos Órfãos do Porto. Também os Salesianos Cooperadores, algumas professoras e as Irmãs da nossa casa marcaram presença.

O encontro iniciou-se por volta das 9h30 com a oração da manhã à qual se seguiu a apresentação do 1º tema do dia: "Conhecer D. Bosco". Graças ao Pde. Sílvio Faria, todos os que participaram puderam conhecer ou reavivar a memória acerca da vida de S. João Bosco.

Após um curto intervalo, houve ainda tempo para um 2º tema : "Memórias do Oratório: Um manual de pedagogia e espiritualidade narradas", no qual o Pde. Rocha Monteiro explorou a vivência de S. João Bosco com os jovens do seu oratório, incentivando todos a tornarem-se cada vez mais como ele. Ao mesmo tempo, todos os participantes foram convidados a reunir-se em grupos e a pensar em propostas que contribuíssem para que a visita das relíquias de S. João Bosco a Portugal, este ano, não fosse em vão.

Depois da animada hora de almoço, todos os participantes puderam assistir ao 3º tema: "Os perfis dos jovens de hoje", onde ouviram o testemunho da Irmã Anabela Silva e do Sérgio Fraga, que participaram nas Jornadas em Roma. Neste tema foi feita uma breve análise do comportamento dos jovens de hoje em dia. Todos os participantes foram convidados a escrever num papel três características que considerassem reflectir melhor os jovens de hoje em dia. Foi feito um balanço das palavras mais utilizadas e confrontadas com estudos já realizados. Neste tema, todos os participantes foram sensibilizados para o facto de terem de se aproximar mais dos jovens, fazendo um esforço para os compreender.

Como já é habitual nos encontros da Família Salesiana, o dia terminou com a Eucaristia na qual todos participaram activamente.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

2 comentários:

Marlene Soutelo disse...

Não diria melhor...
Foi um dia em cheio. :)

Equipa de Redacção disse...

Foi mesmo! ;)