segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quaresma

Olá pessoal!

No final da Eucaristia do Sábado passado, a actividade "Fazer a Diferença" entregou a seguinte mensagem:

AMIGOS,

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para falar do período de 40 dias que antecedem a festa da Ressurreição de Jesus Cristo (Páscoa). A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas (logo a seguir ao Carnaval) e termina no Domingo de Ramos (uma semana antes do Domingo de Páscoa).

Como é que nos preparamos para a Páscoa?

Com a ajuda da ORAÇÃO (que significa conversar com Deus): olha para dentro de ti e vê o que podes melhorar como ser humano.
  • Como filho(a): ajudas os teus pais e irmãos e preocupas-te diariamente com eles, ou gostas de ser o centro das preocupações deles? O que fazes para que na tua família os valores do amor e da partilha aconteçam diariamente?
  • Como aluno(a): és um aluno(a) responsável, trabalhador e interessado, ou estás a desperdiçar o tempo que passas na escola? O que podes fazer para melhorar o teu aproveitamento escolar e o dos teus colegas de turma? Contribuis para um bom ambiente escolar e/ou no trabalho?
  • Como amigo(a): és uma pessoa que se interessa pelo bem-estar dos amigos ou só esperas que eles se preocupem contigo? Durante a Quaresma procura tornar-te uma pessoa melhor. Vive para os outros (deixa de ser egoísta e só pensar em ti).
Como é que nos preparamos para a Páscoa?

Com a ajuda do JEJUM: as pessoas são chamadas a fazer jejum (comer menos do que é habitual) durante a Quaresma. A partir dos 18 anos, as pessoas saudáveis (as crianças, jovens, idosos e doentes devem alimentar-se sempre bem!) são convidados a pensar naqueles que não têm como ganhar o pão de cada dia. Jejuamos para ajudarmos as pessoas que têm menos do que nós (o objetivo é o valor da partilha e não as dietas sem sentido). Jejuamos porque não precisamos de comer e de possuir tantas coisas, que só atrapalham e confundem. Jejuamos porque não estamos sós no mundo e à nossa volta existem seres humanos que precisam da nossa ajuda.

Como é que nos preparamos para a Páscoa?

Com a ajuda da CARIDADE/ABSTINÊNCIA (abstinência - significa deixar de comprar algo de que gostamos, mas de que não precisamos). Ninguém precisa de passar os dias a comer guloseimas (só provocam cáries e apodrecem os dentes), ou de beber meia dúzia de cafés por dia, ou de fumar um maço de tabaco por dia. Só estamos a prejudicar a nossa saúde. Evita aqueles gastos desnecessários (por pequenos que sejam) e entrega esse dinheiro para ajudar aqueles que realmente precisam!

Vive para os outros durante a Quaresma! Deixa de parte as tuas seguranças, os teus desejos particulares, os teus pequenos egoísmos e faz-te tudo para todos. Procura diariamente ser uma pessoa melhor. Faz do mundo à tua volta um espaço de alegria, partilha e de entrega aos outros. Ajuda o mundo à tua volta a ser mais humano!

O Papa Bento XVI pede aos católicos de todo o mundo que façam deste tempo uma oportunidade para "prestar atenção ao outro", com "preocupação concreta pelos mais pobres".

Também o nosso Bispo D. Manuel Clemente faz esse apelo. "As renúncias materiais desta Quaresma continuarão a destinar-se ao Fundo Social Diocesano, com que correspondemos a tantas solicitações que nos são feitas" (com o recebido desde a Quaresma de 2010 o Fundo Social Diocesano conseguiu atender a várias solicitações, especialmente através das Conferências de São Vicente de Paulo e da Cáritas Diocesana, contemplando ainda diversas instituições de solidariedade).

Guarda o valor das tuas renúncias e coloca no "caixa-mealheiro" que estará disponível à porta da Capela a partir do próximo Sábado. O Centro Juvenil através do projeto "Fazer a diferença" fará chegar esses donativos, ao Fundo Social Diocesano.

Bem hajam e uma Santa Quaresma para todos!"

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

Sem comentários: