sábado, 1 de novembro de 2008

"É mais fácil obter o sucesso do que mantê-lo." - Malcolm Forbes Jr.

Olá, bom dia, boa tarde, boa noite, o que for...

Como acho que este projecto é digno do nosso Centro, vou tentar contribuir com um texto acerca da actividade do Desporto, os objectivos e a postura que queremos manter.
Claro que este texto só vai para o Blog se a censura (isto é, o Ricky) permitir…
Para começar vou explicar o título que escolhi para este artigo, começamos com o Desporto à sensivelmente 5 anos... (que saudades dos tempos em que conseguia jogar sem me partir todo).
O sucesso foi instantâneo, os participantes aderiram como seria de esperar, mas só no ano 2005 participamos nos Jogos Nacionais Salesianos, o sonho concretizado para muitas pessoas envolvidas no Centro. E aqui quero deixar o meu muitíssimo obrigado às pessoas que acreditaram no projecto de um miúdo de 20 aninhos na altura…
Obrigado Nuno, pela organização e pelos ensinamentos.
Obrigado Irmã Lourdes, por sempre ter colocado as mãos no fogo por mim e pelas palavras de aconselhamento.
Obrigado Rosarinho, (não podia faltar) por sempre estares ao meu lado e me acompanhares para todo o lado.
Logo aí na 1ª vez que participamos, o sucesso foi enorme. Não pelos resultados obtidos (esses viriam nos anos seguintes) mas pela nossa presença e participação coerente com aquilo que defendemos como modo de estar.
No ano seguinte, conseguimos adicionar mais uma modalidade desportiva, a Natação. Modalidade essa onde temos os melhores resultados. Nesse ano (2006) conseguimos nos Infantis resultados impressionantes, ficamos em 2º no grupo só perdendo 4-3 com os campeões, grande trabalho do Daniel Pinto.
Em 2007 ficamos de fora, devido ao elevado custo da participação. Tínhamos de ir à Madeira e financeiramente era impossível ao nosso Centro participar. Mas nesse ano, nasce uma pequena semente graças a um grupo de meninas chatas e persistentes, as chamadas Pinipons! Chatearam-me porque queriam ter Voleibol…
Hoje, olhando para trás ainda bem que elas são chatas, porque com 5 participantes em 2007, hoje temos mais que o triplo (para quem é mau a matemática, mais de 15).
Em 2008, os JNS foram um sucesso…
Para além da postura sempre correcta dos nossos atletas, conseguimos aliar alguns resultados positivos. 3º lugar em futsal com os Juvenis (com os regressados irmãos Soutelo), 4ª em Voleibol também nas Juvenis (com um trabalho exemplar aqui do autor e da Mafalda) e claro medalhas, muitas medalhas na Natação!
Agora sim vem o título, todos os anos é mais difícil organizar a participação porque temos mais participantes e mais modalidades, este ano queremos juntar mais uma modalidade. Seja Judo, Xadrez ou Ténis de Mesa, por isso junta-te a nós e anda fazer parte do sucesso.
Este ano é de mudança, porque para o próximo ano a responsabilidade do Desporto muda de mãos, por isso peço-vos para me ajudar a tornar este ano o melhor de todos, com mais modalidades e uma persistência na postura demonstrada nos anos anteriores. E para isso deixo-vos uma frase, que espero que vocês entendam:

"Vir aos treinos não é o mesmo que treinar !"

Como o texto já vai longo, deixo aqui uma palavra de ordem para os sucessores:

"Ando devagar, mas nunca ando para trás."
-Abraham Lincoln

É importante dar continuidade a todo este trabalho, por isso aos animadores, pré-animadores e jovens, não deixem de aparecer e fazer tudo para tornarem a vida de outros jovens mais feliz.

Obrigado por lerem, e apareçam nos treinos!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ó Zé, tu és o máximo. Sem ti o desporto seria a terra sem sol, o mar sem água o ar sem oxigénio....
Segue em frente. Os teus "discípulos e discípulas não te irão deixar ficar mal. Nem nós!...
Fica-te muito bem - é de um verdadeiro atleta e educador, saberes reconhecer o quanto importa o trabalho e os esforços congregados de todos quantos vivem este grande sonho do MJS em Arcozelo. PARABÉNS e conta sempre connosco mas mais que tudo... tens a conta bancária celeste a aumentar: BANCO DBMA/MJSpromotoresdapaz. Sabem o que é?... Advinhem Um bj. Ir. Lourdes

Anónimo disse...

É com grande orgulho e nostalgia que leio este artigo. Este projecto iniciado pelo Zé é sem duvida muito digno e leva já uma estrutura e organização bem consolidada, que permite colocar em prática muitos dos valores de D. Bosco. Sendo o seu principal impulsionador, o Zé acreditou sempre no potencial desta actividade e em tudo aquilo de positivo que poderia trazer aos jovens do MJS de Arcozelo.

Foi neste espírito que aceitei trabalhar nesta actividade em 2006 e dar o meu pequeno contributo a este projecto. Tenho muito a agradecer aos meninos da minha equipa que nunca desistiram dos treinos e acabaram por colher muitos frutos em vários torneios. Para mim eram todos especiais e chegaram aos jogos nacionais (ultimo grande torneio e grande objectivo do ano) a saber a importância do trabalho de equipa, de um espírito humilde e trabalhador. Acima de tudo, espero que tenham percebido que se transpusessem a atitude que tinham perante esta actividade no seu dia-a-dia, na escola e nos seus trabalhos conseguiriam, sem dúvida chegar longe nas suas vidas. Para além de taças e vitórias, é este o grande sucesso deste projecto, e é esta a mentalidade que terá que prevalecer para que seja possível manter este sucesso.

Parabéns Zé (um abraço)

Anónimo disse...

Realmente bem escrito o testamento, nem parece teu Zé :P Obrigada por nos aturares e apoiares em tudo, ate nos aparentes maiores 'caprichos', mais do que treinador desportivo (termos cientificos nao te ficam NADA bem), es um excelente amigo! Prometo dar o meu melhor nestes jogos nacionais, tal como fiz em 2007 ao te chatear a cabeça insistentemente para avançares com Volleyball feminino e estar á altura das espectativas.

Pinipon Pipas

Anónimo disse...

Caro José,

O teu texto mostra que esta actividade já tem uma pequena grande história! Feita de altos e baixos como todas as coisas! Mas o importante é que alguém continue o trabalho por ti iniciado, e que não se deixe cair tudo o que foi conseguido até agora!

São os jovens que fazem as coisas no grupo andar! Se deixa de haver interesse dos jovens, deixa de fazer sentido continuar com certas actividades!

Esta mensagem é para todos os jovens do grupo, qualquer que seja a actividade em que participem!

"É importante dar continuidade a todo este trabalho, por isso aos animadores, pré-animadores e jovens, não deixem de aparecer e fazer tudo para tornarem a vida de outros jovens mais feliz."

Fiquem bem!