sábado, 15 de novembro de 2008

Semana dos Seminários

Olá!


(Igreja do Seminário - Santarém)

Está a terminar a Semana dos Seminários! Mas será que sabemos o que são? Será uma realidade assim tão distante de nós? Não tenhas medo de conhecer!

Seminário é o nome que é dado, na Igreja Católica aos centros de formação dos seus ministros sagrados: subdiáconos, diáconos e presbíteros, vulgarmente chamados padres. Têm a sua origem no Concílio de Trento, realizado no século XVI, que prescreveu a necessidade de os ministros católicos receberem uma formação intelectual, humana, espiritual e pastoral sólida.

Há diversos tipos de seminários: os seminários menores recebem alunos mais novos, que não estão ainda em idade para estudar no ensino superior. Os seminários maiores incluem os alunos que estão já na última etapa da sua formação para o sacerdócio e que frequentam o curso superior de Teologia. Alem destes, de forma um pouco diferente existem os pré-seminários, que recebem potenciais ingressores nos seminários.

A vida dentro de um seminário divide-se entre alguns tempos de oração, sobretudo de manhã, a Missa diária, as aulas, os tempos de convívio, de estudo, de preparação de actividades pastorais nas paróquias.

Fiquem bem e com D. Bosco!

Sem comentários: