domingo, 16 de novembro de 2008

Testemunho da Salomé Fonseca

No passado dia 9 de Novembro, os jovens (10º, 11º e 12º anos) participaram no encontro denominado “Vocação, luz de vida” em Paredes, no Porto.

A saída do Externato ocorreu bem cedo, por volta das 7:15h onde todos chegaram entusiasmados e cheios de alegria.

Chegados ao nosso destino, era hora de ajudar na preparação do tema já que fomos a casa escolhida para organizar o tema. À medida que os restantes centros do Norte iam chegando, todos se reuniram no grande salão onde se iniciou a apresentação dos grupos e um breve momento de animação.

Por volta das 10 horas era a vez da oração da manhã e de uma introdução ao dia feita pela irmã Anabela, seguindo-se a visualização de um vídeo que serviu de base à reflexão do dia: o videoclip da música “God save us all” de Lenny Kravitz. De seguida, cada jovem participante se recolheu e fez uma breve reflexão pessoal que se baseava essencialmente na necessidade de mudança do rumo das suas vidas para que estas não se tornem em vão e no papel de Jesus Cristo nas suas vidas.

De regresso ao pequeno salão foi feita a distribuição dos participantes pelos respectivos grupos de trabalho onde puderam partilhar as suas reflexões e elaborar um compromisso colectivo registado numa estrela de cartão, que foi posteriormente colada no grande placard, juntamente com todas as outras estrelas. Após a apresentação dos compromissos, da oração final e do encontro com o Sílvio que se ordenou sacerdote nesse mesmo dia, chegou a altura do almoço e do convívio. Houve música, desporto, conversas e reencontros há muito esperados.

Contudo, o grande momento do dia chegou apenas às 15:00 onde todos os jovens participantes, familiares e amigos do Sílvio assistiram à sua ordenação. No final da celebração só restou tempo para as despedidas finais e para o lanche.

Os jovens regressaram a suas casas com um bom testemunho de vida e uma grande oportunidade para reflectirem acerca do rumo que as suas vidas têm de tomar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Além de possuir um excente voz, também sabe escrever muito bem. Esta "miuda" vai longe. Pelo menos já foi a Paredes... Muito bom o artigo, parabéns Anabela. (quero dizer Salomé ).

Beijos e abraços

Tiago Soutelo

Anónimo disse...

Foi a primeira vez que participei como animadora num encontro de jovens e foi muito gratificante.
Contudo, não foi fácil fazer os jovens assumirem um compromisso, foi sem dúvida o momento mais díficil do dia. Não são capazes de dar testemunho e quando se fala em vocação, a primeira coisa que que pensam é ser irmã ou sacerdote. Mas, no final, o saldo foi bastante positivo. :)