sábado, 29 de novembro de 2008

Advento e Natal, Gratidão e Esperança


Quando se aproxima o final do mês de Novembro, os nossos corações começam a perceber que estamos muito próximos de celebrar o grande acontecimento do nascimento de Jesus. Deus quis fazer-se um de nós, em tudo igual a nós, excepto no pecado. Isto enche-nos de profunda alegria e os sentimentos que nos invadem são de gratidão e esperança. Gratidão, porque precisamos ser agradecidos porque o plano de Deus se concretizou e nós pudemos ver a salvação prometida desde sempre através dos profetas. Gratos, porque uma Mulher, que depois no alto da Cruz nos foi dada por Mãe, se resolveu a responder positivamente ao convite que o Senhor Lhe fez de ser a Mãe do Salvador, de ser através d’Ela que Deus se iria fazer Homem e habitar no meio de nós. Gratos, porque através de José, unido a sua esposa, a Virgem Maria, Deus permitiu que o Seu Filho nascesse no seio de uma família. Desta forma, o Senhor vem abençoar todas as famílias e a todas dizer que podem ser ninhos de amor e de crescimento do amor. Como lembra o Pe. Zezinho numa das suas canções, que bom seria que os pais fossem José, as mães, Maria e que todos nos parecêssemos com a família de Nazaré. São muitos e profundos assim os motivos para estarmos agradecidos e fazermos deste tempo de Advento e Natal um tempo sério de acção de graças. Mas invadem-nos também sentimentos de muita esperança. Vivemos tempos muito difíceis não só em termos económicos e financeiros, como também em termos de perda de valores humanistas e cristãos. Os homens do nosso tempo quiseram afastar Deus das suas vidas e o único que estão a conseguir é, como no jardim do Éden, a sentir-se «nus», sem objectivos e sem saberem por onde ir. A esperança cristã deve pois lançar de forma total e completa o seu grito de alerta para que os homens e as mulheres deste tempo percebam que só em Deus e com Deus a nossa vida pode ter sentido e ganhar sentido.


Nestes sentimentos de gratidão e esperança devem estar unidos todos os jovens que acreditam que Deus nasceu para nos ajudar a sermos santos, ou seja, para, em comunidade, com os outros e nunca sozinhos, levarmos por diante o Seu plano de AMOR.

Um Santo Natal para todos os jovens do Centro Juvenil de Arcozelo.


O vosso amigo e irmão,


Pe. Manuel Rocha, cmf

4 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto ia lendo com entusiasmo cada vez mais crescente esta linda mensagem, perguntava de mim para mim: quem será que escreve aquilo que eu desejava dizer aos meus jovens? Deve ser alguém que os tem bem dentro do coração.. mas quem será?!... É mesmo disto que todos precisamos!... E a surpresa foi tão agradável!... O caríssimo Padre Rocha não nos deixou! Permanece presente, bem presente! A nossa Gratidão vai até ao coração de Deus que em boa hora naquele ano da Eucaristia - 2005 - aceitou correr o desafio de nos dar apoio espiritual, envolvendo e comprometendo toda a Comunidade do Colégio. Por isso ausentando-se tivemos quem assumisse tal empenho, o que agradecemos muito.
Senhor Padre Rocha, fiquei muito feliz pela mensagem que enviou aos nossos jovens! Bem-haja! Que todos vivamos este tempo de vigia e de espera de ao jeito de Maria nos tempos que antecederam o Nataldo SE MENINO. Bom Advento. Um abraço a todos vós. Ir. Lourdes

Anónimo disse...

Olá Jovens.Gostei muito da mensagem do P. Rocha. Vamos vivê-la!

Anónimo disse...

Olá!

Desde que criamos o blogue que eu tinha pensado em pedir a colaboração do Sr. Pd. Rocha! Eis que surgiu a oportunidade ideal!

Recordo com muita saudade as suas homilias nos Domingos do Advento! "Vamos entrar em obras! Vamos arranjar o caminho do nosso coração para a vinda de Jesus!"

Muito obrigado, Padre Rocha, por nos ter acompanhado! E obrigado pelo bonito texto que nos enviou!

Fiquem bem e com D. Bosco!

Anónimo disse...

Olá!...
Foi em Outubro de 2007 que eu tive o primeiro contacto com o centro juvenil, como simples espectadora... Não era suposto ser animadora, ia andar por lá e ver como funcionavam as coisas, mas quis Deus e a irmã Lourdes, que a coisa fosse diferente.
Desde o primeiro momento que adorei, desde o boa tarde, à catequese, as actividades, o desporto, o carisma, TUDO...
Como não podia deixar de ser, fui à Eucaristia... Tirando o facto de a Eucaristia ser animada pelos jovens, tudo era igual a tantas outras que já tinha participado. Contudo, a diferença fez-se notar no momento da homilia...
Adorei a relação que o Sr. Padre Rocha tinha com os jovens, a forma de lhes falar ao coração, que verdade seja dita, hoje em dia não é nada fácil.
Bem haja a todos pela sua entrega no centro juvenil, irmãs, animadores e jovens.
Bem haja ao Sr. Padre Rocha que apesar da distância geográfica continua com os jovens de Arcozelo bem perto do coração.

Beijinhos.