sábado, 29 de novembro de 2008

Vídeos do Encontro

Olá!

É sempre bom recordar momentos bem passados! Estes vídeos ajudar-nos-ao a reviver aquele dia 9 de Novembro de 2008 em que o MJS - Zona Norte, realizou o Encontro de Jovens 2008!

Foi em Paredes que nos reunimos logo de manha no salão paroquial:



Foi em Paredes que a Irmã Anabela nos tocou os corações com as suas palavras:



Foi também em Paredes que vimos o nosso amigo Sílvio Faria tornar-se Sacerdote! E foi assim que manifestamos a nossa alegria:



Vejam mais vídeos desse dia no nosso Canal Youtube!

Fiquem bem e com D. Bosco!

Advento e Natal, Gratidão e Esperança


Quando se aproxima o final do mês de Novembro, os nossos corações começam a perceber que estamos muito próximos de celebrar o grande acontecimento do nascimento de Jesus. Deus quis fazer-se um de nós, em tudo igual a nós, excepto no pecado. Isto enche-nos de profunda alegria e os sentimentos que nos invadem são de gratidão e esperança. Gratidão, porque precisamos ser agradecidos porque o plano de Deus se concretizou e nós pudemos ver a salvação prometida desde sempre através dos profetas. Gratos, porque uma Mulher, que depois no alto da Cruz nos foi dada por Mãe, se resolveu a responder positivamente ao convite que o Senhor Lhe fez de ser a Mãe do Salvador, de ser através d’Ela que Deus se iria fazer Homem e habitar no meio de nós. Gratos, porque através de José, unido a sua esposa, a Virgem Maria, Deus permitiu que o Seu Filho nascesse no seio de uma família. Desta forma, o Senhor vem abençoar todas as famílias e a todas dizer que podem ser ninhos de amor e de crescimento do amor. Como lembra o Pe. Zezinho numa das suas canções, que bom seria que os pais fossem José, as mães, Maria e que todos nos parecêssemos com a família de Nazaré. São muitos e profundos assim os motivos para estarmos agradecidos e fazermos deste tempo de Advento e Natal um tempo sério de acção de graças. Mas invadem-nos também sentimentos de muita esperança. Vivemos tempos muito difíceis não só em termos económicos e financeiros, como também em termos de perda de valores humanistas e cristãos. Os homens do nosso tempo quiseram afastar Deus das suas vidas e o único que estão a conseguir é, como no jardim do Éden, a sentir-se «nus», sem objectivos e sem saberem por onde ir. A esperança cristã deve pois lançar de forma total e completa o seu grito de alerta para que os homens e as mulheres deste tempo percebam que só em Deus e com Deus a nossa vida pode ter sentido e ganhar sentido.


Nestes sentimentos de gratidão e esperança devem estar unidos todos os jovens que acreditam que Deus nasceu para nos ajudar a sermos santos, ou seja, para, em comunidade, com os outros e nunca sozinhos, levarmos por diante o Seu plano de AMOR.

Um Santo Natal para todos os jovens do Centro Juvenil de Arcozelo.


O vosso amigo e irmão,


Pe. Manuel Rocha, cmf

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Salesianos em Portugal

Olá!

Hoje fizemos um trabalho de pesquisa sobre os Salesianos em Portugal! Se fizeres uma busca no google encontras milhares de referências a este tópico! Por isso, reunimos aqui os sites de interesse para que possas consultar com facilidade o "mundo Salesiano português"!

Começamos então pelas Edições Salesianas! Aqui podes encontrar notícias relacionadas com música Cristã e material diverso, salesiano e não só, para venda.

De seguida apresentamos o Site Oficial dos Salesianos de Dom Bosco! O objectivo desta página é dar a "conhecer o que estamos fazendo, como agimos e por que acreditamos que aquilo que fazemos merece nossa vida e nossa morte."

O Portal dos Salesianos compila notícias, artigos, entrevistas, orações e recursos para toda a Família Salesiana!

A Agência Info Salesiana apresenta-nos as "notícias do mundo Salesiano"!

Este próximo é curioso! Trata-se do site dos Sites Salesianos no Mundo! Podem conhecer casas Salesianas de todo o mundo através dos seus sites!

O Site Oficial do Movimento Juvenil Salesiano em Portugal traz-nos notícias específicas relativas com MJS português!

Como não podia faltar, o site das Filhas de Maria Auxiliadora - Salesianas, que têm uma forte presença nesta Província Portuguesa de Nossa Senhora de Fátima!

Por fim, e só por curiosidade, consultamos o site da Wikipédia para vermos o artigo dedicado aos Salesianos!

Esperamos que esta compilação seja uma ajuda na organização da vossa busca de informação sobre os Salesianos!

Fiquem bem e com D. Bosco!

domingo, 16 de novembro de 2008

Testemunho da Salomé Fonseca

No passado dia 9 de Novembro, os jovens (10º, 11º e 12º anos) participaram no encontro denominado “Vocação, luz de vida” em Paredes, no Porto.

A saída do Externato ocorreu bem cedo, por volta das 7:15h onde todos chegaram entusiasmados e cheios de alegria.

Chegados ao nosso destino, era hora de ajudar na preparação do tema já que fomos a casa escolhida para organizar o tema. À medida que os restantes centros do Norte iam chegando, todos se reuniram no grande salão onde se iniciou a apresentação dos grupos e um breve momento de animação.

Por volta das 10 horas era a vez da oração da manhã e de uma introdução ao dia feita pela irmã Anabela, seguindo-se a visualização de um vídeo que serviu de base à reflexão do dia: o videoclip da música “God save us all” de Lenny Kravitz. De seguida, cada jovem participante se recolheu e fez uma breve reflexão pessoal que se baseava essencialmente na necessidade de mudança do rumo das suas vidas para que estas não se tornem em vão e no papel de Jesus Cristo nas suas vidas.

De regresso ao pequeno salão foi feita a distribuição dos participantes pelos respectivos grupos de trabalho onde puderam partilhar as suas reflexões e elaborar um compromisso colectivo registado numa estrela de cartão, que foi posteriormente colada no grande placard, juntamente com todas as outras estrelas. Após a apresentação dos compromissos, da oração final e do encontro com o Sílvio que se ordenou sacerdote nesse mesmo dia, chegou a altura do almoço e do convívio. Houve música, desporto, conversas e reencontros há muito esperados.

Contudo, o grande momento do dia chegou apenas às 15:00 onde todos os jovens participantes, familiares e amigos do Sílvio assistiram à sua ordenação. No final da celebração só restou tempo para as despedidas finais e para o lanche.

Os jovens regressaram a suas casas com um bom testemunho de vida e uma grande oportunidade para reflectirem acerca do rumo que as suas vidas têm de tomar.

sábado, 15 de novembro de 2008

Semana dos Seminários

Olá!


(Igreja do Seminário - Santarém)

Está a terminar a Semana dos Seminários! Mas será que sabemos o que são? Será uma realidade assim tão distante de nós? Não tenhas medo de conhecer!

Seminário é o nome que é dado, na Igreja Católica aos centros de formação dos seus ministros sagrados: subdiáconos, diáconos e presbíteros, vulgarmente chamados padres. Têm a sua origem no Concílio de Trento, realizado no século XVI, que prescreveu a necessidade de os ministros católicos receberem uma formação intelectual, humana, espiritual e pastoral sólida.

Há diversos tipos de seminários: os seminários menores recebem alunos mais novos, que não estão ainda em idade para estudar no ensino superior. Os seminários maiores incluem os alunos que estão já na última etapa da sua formação para o sacerdócio e que frequentam o curso superior de Teologia. Alem destes, de forma um pouco diferente existem os pré-seminários, que recebem potenciais ingressores nos seminários.

A vida dentro de um seminário divide-se entre alguns tempos de oração, sobretudo de manhã, a Missa diária, as aulas, os tempos de convívio, de estudo, de preparação de actividades pastorais nas paróquias.

Fiquem bem e com D. Bosco!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Direitos de Imagem


Olá!

Já deves ter reparado que não há fotografias dos Jovens do Centro Juvenil no blogue! Por respeito aos direitos de cada um, decidimos não colocar fotos sem o consentimento de todos! Deste modo, foi enviado aos pais um pedido de autorização para que possamos animar este sítio com as vossas fotos!

Por enquanto, vamos dando cor ao blogue com imagens relacionadas com o tema da notícia! =)

Fiquem bem e com D. Bosco!

Animadores em Formação

Olá!


Na vida, estamos sempre a aprender, e também os animadores necessitam de formação. Por isso, convidamos o Dr. Sérgio Pinto a vir ao Centro Juvenil para nos falar de S. Paulo. Decorreu no dia 24 de Outubro pelas 21.30, marcando presença a Família Salesiana de Arcozelo!

S. Paulo é-nos apresentado como Palavra Viva! Um perseguidor de Cristãos convertido num mensageiro de Jesus! A sua obra é muito importante, tendo viajado por vários países, criando comunidades Cristãs nas cidades por onde passava e escrevendo inúmeras cartas a essas comunidades (textos esses que fazem parte do Novo Testamento).
Paulo queria Unidade e Humildade entre todos os que se convertiam para que também estes testemunhassem Jesus Cristo, morto e ressuscitado.

No final da formação, todos ficamos mais ricos pela partilha de opiniões e, principalmente, pelos novos conhecimentos que adquirimos da vida e obra de S. Paulo! Obrigado Dr. Sérgio Pinto!

Fiquem bem e com D. Bosco!

Sr. Padre Sílvio Faria

Olá!

Foi com grande alegria que a Família Salesiana e a comunidade em Paredes participaram na Ordenação Sacerdotal de Sílvio Faria! Foi também um momento de grande emoção para todos os presentes!

O Sílvio deixou, no seu discurso, uma palavra especial aos Jovens presentes na Eucaristia: "Duc In Altum" - Faz-te ao largo! Como Salesiano que é, ficou bem claro que a sua ordenação será dedicada à missão de D. Bosco: os Jovens!

O nosso Centro Juvenil esteve muito bem representado pelas Irmãs, Animadores e Jovens que participaram no Encontro "Vocação, Luz da Vida"!

A grande surpresa que temos para vos comunicar é que o Sr. Padre Sílvio Faria faz questão de celebrar a Eucaristia do próximo Sábado, dia 15, connosco no Centro Juvenil! Vamos recebê-lo num ambiente de festa e louvor a Deus!

Fiquem bem e com D. Bosco!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Magusto

Olá!



Bem, como já circula, o Magusto aproxima-se.

Todos conhecemos a história do valoroso soldado Martinho que, num dia ventoso e frio, ao ver um mendigo na berma da estrada, lhe ofereceu prontamente metade da sua capa para se proteger.
Diz-se, porém, que após este acto, a tempestade cessou, o sol afastou as nuvens e espalhou o seu brilho, vestindo a terra de alegria.
Para que este acto de bondade não fosse esquecido das mentes efémeras do Homem, Deus dispôs que, em cada ano, por volta desta época, o Inverno cedesse o seu rigor por uns dias, e o sol nos ajudasse a relembrar este tão querido S. Martinho.

Esperemos que se cumpra, e que, dia 15 deste mês, o Magusto da Família Salesiana, se possa realizar num ambiente alegre, dinâmico e serviçal. Queremos a participação de todos, sábado à tarde, após a Catequese. É um bom momento para podermos conviver e partilhar. No final teremos a Eucaristia, como é habitual.

Tragam salgadinhos, bolos ou outra coisa para poderem partilhar no lanche-convívio. Cada participante colaborará com 1 €.

Fiquem bem e com D. Bosco!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ordenação Sacerdotal do Sílvio Faria SDB

Olá!

Para todos aqueles que vão ao Encontro de Jovens que se realiza em Paredes já este Domingo, dia 9 de Novembro de 2008, aqui está uma mensagem do Diácono Sílvio Faria!

Aqui, o Sílvio conta-nos a sua experiência Salesiana, como foi crescendo a sua vocação e qual a sua caminhada até hoje! Também nos deixa o seu lema "Duc In Altum" como orientação da sua vida!



Fiquem bem e com D. Bosco!

Youtube

Olá!

A ideia de criar este blogue teve sempre como base o uso das novas tecnologias para divulgar e comunicar aquilo que de melhor se faz no nosso Grupo de Jovens!

É, então, com grande alegria que vos apresentamos o Canal Youtube do Centro Juvenil Salesianas - Promotores da Paz!

Na barra do lado direito deste blogue podes encontrar os vídeos que irão sendo postos no canal! Acompanha mais este espaço com regularidade porque outras surpresas virão!

Para já, o primeiro vídeo que carregamos foi filmado na primeira Eucaristia do Centro este ano 2008/2009! No momento de acção de graças, os animadores fizeram o compromisso de empenhamento ao longo do ano ao som da música da Claudine!



Fiquem bem e com D. Bosco!

sábado, 1 de novembro de 2008

"É mais fácil obter o sucesso do que mantê-lo." - Malcolm Forbes Jr.

Olá, bom dia, boa tarde, boa noite, o que for...

Como acho que este projecto é digno do nosso Centro, vou tentar contribuir com um texto acerca da actividade do Desporto, os objectivos e a postura que queremos manter.
Claro que este texto só vai para o Blog se a censura (isto é, o Ricky) permitir…
Para começar vou explicar o título que escolhi para este artigo, começamos com o Desporto à sensivelmente 5 anos... (que saudades dos tempos em que conseguia jogar sem me partir todo).
O sucesso foi instantâneo, os participantes aderiram como seria de esperar, mas só no ano 2005 participamos nos Jogos Nacionais Salesianos, o sonho concretizado para muitas pessoas envolvidas no Centro. E aqui quero deixar o meu muitíssimo obrigado às pessoas que acreditaram no projecto de um miúdo de 20 aninhos na altura…
Obrigado Nuno, pela organização e pelos ensinamentos.
Obrigado Irmã Lourdes, por sempre ter colocado as mãos no fogo por mim e pelas palavras de aconselhamento.
Obrigado Rosarinho, (não podia faltar) por sempre estares ao meu lado e me acompanhares para todo o lado.
Logo aí na 1ª vez que participamos, o sucesso foi enorme. Não pelos resultados obtidos (esses viriam nos anos seguintes) mas pela nossa presença e participação coerente com aquilo que defendemos como modo de estar.
No ano seguinte, conseguimos adicionar mais uma modalidade desportiva, a Natação. Modalidade essa onde temos os melhores resultados. Nesse ano (2006) conseguimos nos Infantis resultados impressionantes, ficamos em 2º no grupo só perdendo 4-3 com os campeões, grande trabalho do Daniel Pinto.
Em 2007 ficamos de fora, devido ao elevado custo da participação. Tínhamos de ir à Madeira e financeiramente era impossível ao nosso Centro participar. Mas nesse ano, nasce uma pequena semente graças a um grupo de meninas chatas e persistentes, as chamadas Pinipons! Chatearam-me porque queriam ter Voleibol…
Hoje, olhando para trás ainda bem que elas são chatas, porque com 5 participantes em 2007, hoje temos mais que o triplo (para quem é mau a matemática, mais de 15).
Em 2008, os JNS foram um sucesso…
Para além da postura sempre correcta dos nossos atletas, conseguimos aliar alguns resultados positivos. 3º lugar em futsal com os Juvenis (com os regressados irmãos Soutelo), 4ª em Voleibol também nas Juvenis (com um trabalho exemplar aqui do autor e da Mafalda) e claro medalhas, muitas medalhas na Natação!
Agora sim vem o título, todos os anos é mais difícil organizar a participação porque temos mais participantes e mais modalidades, este ano queremos juntar mais uma modalidade. Seja Judo, Xadrez ou Ténis de Mesa, por isso junta-te a nós e anda fazer parte do sucesso.
Este ano é de mudança, porque para o próximo ano a responsabilidade do Desporto muda de mãos, por isso peço-vos para me ajudar a tornar este ano o melhor de todos, com mais modalidades e uma persistência na postura demonstrada nos anos anteriores. E para isso deixo-vos uma frase, que espero que vocês entendam:

"Vir aos treinos não é o mesmo que treinar !"

Como o texto já vai longo, deixo aqui uma palavra de ordem para os sucessores:

"Ando devagar, mas nunca ando para trás."
-Abraham Lincoln

É importante dar continuidade a todo este trabalho, por isso aos animadores, pré-animadores e jovens, não deixem de aparecer e fazer tudo para tornarem a vida de outros jovens mais feliz.

Obrigado por lerem, e apareçam nos treinos!

Desporto 2008/2009

Horários

Futsal
Infantis - 9:30 - 11:00 (André Sá e Toni)
Juvenis - 10:30 - 12:00 (Tiago e Gilberto Soutelo)

Voleibol
10:30 - 12:00 (Zé, Marlene e Rita)

Objectivos

  • Tentar, com a prática desportiva, educar na disciplina e no respeito pelos outros;
  • Participar nos Jogos Nacionais com, no mínimo, 2 modalidades;
  • Formar pré-animadores para assumirem responsabilidades no Centro;
  • Através da subordinação aos responsáveis, mostrar que somos exemplos a seguir e ensinar sempre e sem qualquer excepção a palavra de D. Bosco;
  • Com a participação em torneios, dar-lhes a experiência de conviver com adversários, de jogar pelo convívio mas sem nunca perder o rigor da competição.