sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dia de S. João Bosco - Mensagem do Reitor-Mor aos jovens



Olá pessoal!

Hoje é dia de S. João Bosco! E para o celebrar, o Reitor-Mor (sucessor de D. Bosco) nos tem algo a dizer hoje a nós jovens!

Meus muito amados jovens,

Não vos escondo a emoção ao dirigir-vos a minha última mensagem como Reitor-Mor. Gostaria que estas minhas palavras chegassem ao vosso coração para dizer-vos que vos amei e amarei sempre. Vocês estão no centro da minha vida, da minha oração e do meu trabalho. Vocês são a minha alegria e a fonte de inspiração e esperança para o presente e o futuro que o Senhor me reserva.
Obrigado pelo amor que sempre me demonstraram, pelas orações que me apoiaram nos momentos difíceis do meu delicado serviço. Neste momento, vejo os vossos rostos iluminados pela alegria de viver e de crer, mas também preocupados com um futuro incerto. Participei das esperanças e dos sofrimentos que lia no vosso olhar. Durante os 12 anos do meu belo serviço de Sucessor de Dom Bosco, vivemos juntos momentos inesquecíveis como as Jornadas Mundiais da Juventude em Sydney, Madrid e Rio de Janeiro; as diversas Assembleias do MJS das Inspetorias; os Encontros e CampoBosco no Colle Don Bosco ou em outros lugares. Foram tempos fortes do Espírito, experiências de comunhão e de espiritualidade salesiana, momentos de partilha e fraternidade que nos fizeram crescer no amor a Jesus, à Igreja e a Dom Bosco.
Obrigado, queridos jovens, pela presença reveladora do amor de Deus, pelo frescor e o entusiasmo que comunicaram nesses encontros, pela alegria que deram ao meu coração. Com um coração de pai continuarei a amar-vos e, por isso, quero convidar-vos a olhar o futuro com esperança. Deus não nos abandona e sempre nos dá grandes sinais do seu amor.

O Papa Francisco, sinal do amor de Deus pela sua Igreja

É com grande alegria e admiração de muitos que assistimos hoje ao anúncio de uma nova primavera para a Igreja e para o próprio mundo. Os profetas da desventura, que decretavam o inverno da Igreja, devem arrepender-se novamente. Este novo sopro de primavera, dom do Espírito Santo, tem um rosto e um coração, os do Papa Francisco. O seu modo de apresentar-se humilde, simples e sorridente revela a sua vida interior. Ele é um homem intensamente unificado com um ponto focal ao redor do qual se concentram gestos, atitudes e pensamentos: o Senhor Jesus, percebido sempre como Palavra de um Deus de bondade, de ternura, de misericórdia. Causa-nos intensa admiração a figura deste Papa tão doce e, ao mesmo tempo, homem-rocha, ancorado solidamente num ponto de enraizamento para o qual convergem a sua força moral, a liberdade de agir e falar, juntamente com um profetismo iluminador. O ponto unificador ao redor do qual se concentra toda a sua pessoa é, ao mesmo tempo, um grande sonho e um projeto de grande respiro.
Qual é o sonho que seduziu o Papa Francisco e que contagia e fascina tantos jovens? É uma Igreja livre da mundanidade espiritual, livre da tentação de fechar-se no seu quadro institucional, livre da tendência ao emburguesamento e do fechamento em si mesma, livre principalmente do clericalismo e do machismo. Uma Igreja incarnada neste mundo, resplandecente nos mais pobres e nos que sofrem. Uma casa aberta a toda a humanidade. No seu coração há o grande desejo de uma Igreja que acolha a todos, além das diversidades das culturas, das raças, das tradições, das confissões religiosas. Uma Igreja que saia às estradas para evangelizar e servir, chegando às periferias geográficas, culturais e existenciais. Uma Igreja pobre, que privilegie os pobres, sendo a voz deles, para superar a indiferença egoísta daqueles que têm muito e não sabem partilhar. Uma Igreja que dê a justa atenção e relevância às mulheres, sem as quais, ela mesma corre o risco da esterilidade.
O Papa Francisco vive com autêntica paixão a dedicação a este sonho que traz no coração e quer que todos os crentes, mas especialmente os jovens, vivam com igual intensidade a sua ousadia missionária. Vocês, jovens, são os protagonistas irrenunciáveis e determinantes desta nova primavera. Para sair da cultura do “descarte” que os marginaliza e paralisa deixando-os sem futuro, devem acender nos vossos corações o “fogo” de uma nova paixão para investir as energias e a própria vida; trata-se de empenhar-se nas causas nobres, positivas e de grande valor moral, pelas quais valha a pena gastar a vida. É o que lvos pede o Papa Francisco, o que vos pede Dom Bosco, o que eu vos peço nesta última mensagem, como um testamento espiritual a conservar ciosamente nos vossos corações e realizar nas vossas vidas. 

A vossa juventude, dom para entregar aos outros
Ao longo destes anos, convidei-vos a acolher a vossa juventude como o dom mais precioso e orientar a vossa vida segundo um projeto vocacional. Nos muitos rostos que encontrei, eu li a busca e o grande desejo de felicidade que se exprimia na alegria e na festa. A fé cristã é a resposta a esse desejo porque é anúncio de felicidade radical, promessa e entrega de “vida eterna”.
Apropriar-se da espiritualidade salesiana é penetrar no coração de Dom Bosco, onde compromisso e alegria caminham juntos, santidade e alegria formam um binómio inseparável. Desde o início do meu ministério eu propus-vos um itinerário de santidade simples, alegre e serena. A espiritualidade juvenil salesiana quer levar- -vos ao encontro com Jesus Cristo para estreitar com Ele uma relação de amizade e de confiança. Eu sempre vos indiquei a Igreja como o lugar escolhido e oferecido por Cristo para encontrá-lo e escutar a sua Palavra. Somente a sua presença discreta estimula a vossa liberdade na educação da mente, do coração e da vontade. A Ele basta um pequeno sinal de confiança para dizer com muita ternura: «Venham e fiquem comigo, vocês que estão sedentos de felicidade e com fome de coisas belas e verdadeiras que fazem a vida crescer. Vinde, vós que estais cansados, desencorajados, deprimidos. Vós, que sofreis no corpo, no espírito, no profundo do coração».
Queridos jovens, oiçam as palavras de Cristo que descem lentamente, consoladoras dentro de vós. Elas tornam-se na Eucaristia sangue que lhes dá vida nova, carne da vossa carne. É uma nova vida que se nutre de oração, de comunhão e de serviço. É uma nova vida percebida e vivida como vocação, como missão, como entrega fiel e disponibilidade total aos outros. Oiçam o acalorado apelo do Papa Francisco a toda a Igreja: «Vamos para fora, vamos para fora a fim de oferecer a todos a vida de Jesus Cristo!». Como resistir a este apelo? É um apelo que tem toda a intensidade e a paixão do «Da mihi animas!» de Dom Bosco. A vossa generosidade juvenil não pode senão estremecer e deixar-se sacudir por este grito, abandonando a fé tímida, paralisada pelo medo e pouco inclinada a testemunhar.
Vocês são chamados a viver uma fé que se manifesta como profecia, como certeza de serem amados por Deus ao ponto de depositar nele a única segurança que possuem. Em seu nome, podem arriscar tudo, sem se deixarem amedrontar por nada nem por ninguém, sem se deixarem condicionar por outras visões do mundo, sem se satisfazerem com uma vida medíocre.
O convite que o Papa Francisco vos lança, jovens, é para partir sem medo a fim de servir o mundo, e enriquecê-lo com o dom de Cristo e do Evangelho. A vós, ele confia a convicção da real possibilidade de mudar o mundo, porque Jesus Ressuscitado está connosco, todos os dias, até ao fim dos tempos, e renova todas as coisas: «Uma fé autêntica comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar alguma coisa melhor depois da nossa passagem pela terra» (Evangelii Gaudium, 183).

Meus muito amados jovens,

Despedindo-me de vós, entrego-vos estas palavras que brotam do meu coração de pai. Eu sempre vos amei e continuarei a amar-vos, recordando-vos todos os dias ao amigo, meu e vosso, Jesus. Por isso, acredito poder fazer minhas as palavras do nosso amado Dom Bosco: «Até o último respiro de minha vida será para vós, meus queridos jovens». Peço-vos também a dádiva da vossa oração para que eu continue a servir a Igreja e a Família Salesiana com fidelidade e amor.

Confio-vos a Maria, nosso auxílio, modelo de santidade vivida com coerência e plenitude, estrela da nova evangelização. Ela vos acompanhe sempre com ternura de Mãe em todos os momentos da vossa vida. Que Ela vos auxilie a dar um belo testemunho de comunhão, de serviço, de fé ardente e generosa, de justiça e de amor pelos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue a todos os jovens e nenhuma periferia fique sem a sua luz. 

Sempre vosso,

 P. Pascual Chávez V., SDB
Reitor-Mor

Valdocco, 31 de janeiro de 2014.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

Sem comentários: