domingo, 19 de maio de 2013

"Acredito na Alegria" - Dia MJS 2013



Olá pessoal!

No passado sábado, dia 18 de Maio, cerca de 40 jovens do nosso Centro Juvenil estiveram presentes no dia MJS.

O tema do dia deste ano foi "Acredito na Alegria" e foi muito especial uma vez que contou com a presença do Reitor-Mor.

O dia começou bem cedo. Partimos de Arcozelo às 7h cheios de alegria e entusiasmo.

A chegada ao Paulo VI foi marcada pela Feira de Actividades que decorreu no espaço exterior do Centro Paulo VI.

A abertura oficial do dia MJS começou por volta das 11h30 com a habitual animação onde todos cantaram e dançaram ao som do "Somos MJS", "Duc in Altum", "Hino do bicentenário" e muitas outras canções tão conhecidas dos nossos jovens!

Depois da animação, houve algum tempo para acalmar um pouco e fazer a Oração da Manhã preparada pelo Colégio de Vendas Novas.

Como já é tradição, a Banda de Poiares deu um mini-concerto, ao qual se seguiu a apresentação do tema do dia, que foi feita pelo nosso Centro Juvenil. Entre dança, música e teatro, tentámos transmitir a todos a mensagem deste ano do reitor-mor para os jovens.

Depois de uma hora de almoço cheia de reencontros e boa-disposição, à tarde voltamo-nos a reunir no Centro Paulo VI para a recepção do reitor-mor. Esse foi, sem dúvida, o grande momento do dia! O reitor-mor foi recebido pelos jovens a cantar "Salvé D. Bosco Santo", acompanhados pela Banda Juvenil de Poiares, ao mesmo tempo que levantavam os braços com lenços de várias cores. A emoção foi muito grande e muitos foram os "viva" lançados a Pascual Chavez.

Seguiu-se o momento do "Arte e Fé" preparado por alguns dos Colégios Salesianos. No fim, o Reitor-Mor foi chamado ao palco e dirigiu umas palavras a todos os jovens e grupos da Família Salesiana ali presentes. No seu discurso, começou por "reconhecer que os adolescentes e os jovens portugueses" eram "grandes artistas" e destacar como ficou impressionado com o número de pessoas que encheram o Centro Paulo VI. O reitor-mor alertou ainda os jovens dizendo que " a alegria não se pode identificar simplesmente com a diversão porque não é o mesmo divertir-se que estar alegres" porque "a alegria é um dom de Deus que vem do coração".

Por volta das 18h, iniciou-se a Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor na Basília da Santíssima Trindade.

Infelizmente, o tempo neste dia não nos ajudou muito, e acabámos por voltar para Arcozelo antes do terço e da procissão das velas. Contudo, voltámos todos para casa com a alma cheia do espírito Salesiano porque o sentimos ali connosco em festa!

No nosso Facebook podes ver mais fotos deste dia! Brevemente iremos publicar um vídeo com a nossa actuação e com a mensagem do Reitor-Mor aos jovens!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

2 comentários:

Luz disse...

Obrigada adolescentes e jovens do Centro Juvenil SPP.Foi um lindo contributo o vosso. Isto é evangelizar, é transmitir a fé,é apontar o sentido da vida...Parabéns!

Equipa de Redacção disse...

Muito obrigada, Irmã Fernanda! Foi com muita alegria que vivemos este dia!