terça-feira, 7 de maio de 2013

Madre Mazzarello: "Teremos irmãs"



Olá pessoal!

Aqui vai o segundo episódio da vida de Maín escolhida e comentada por mais um grupo de pequenos jornalistas do nosso Centro!

"No dia 24 de Junho de 1886, dia de S. João Baptista, era festa no Oratório de Valdocco. Celebrava-se o onomástico de D. Bosco.
Enquanto os rapazes brincavam felizes, o Padre Lemoyne conversava com D. Bosco, recordando os inícios da sua obra em favor dos rapazes pobres. A um certo momento, perguntou:
- E pelas raparigas não fará nada? Não acha que, se tivesse um Instituto de Irmãs fundado por si, elas fariam pelas meninas o que fazemos pelos rapazes?
D. Bosco, depois de pensar uns instantes, respondeu:
- Sim, havemos de ter também Irmãs. Por agora, ainda não.
Entretanto, em Mornese continuava a obra de Maria Mazzarello que, juntamente com outras Filhas da Imaculada ensinavam costura e acolhiam meninas órfãs. Era, desde 1867, um grupo diferente de um outro orientado por Ângela Maccagno, e chamado "novas ursulinas".
O Padre Pestarino, encorajado por D. Bosco, pôs à disposição destas quatro Filhas da Imaculada uma sua casa perto da igreja. Passaria a funcionar ali a costura, o internato e outras actividades."

Comentário:

Esta passagem demonstra a capacidade de adaptação e o modernismo de D. Bosco que estava sempre disposto a perceber aqueles que o rodeavam, tentando sempre ajudá-los.
Para além disso, evidencia, igualmente, a persistência de Maria Mazzarello que, com a sua irreverência, se tornou num modelo para milhares de raparigas.


André Pereira
Martim Fernandes
Pedro Soutelo
Diogo Tomás
Ricky






Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

1 comentário:

Ir F Luz disse...

Parabéns ao grupo todo.
Faz-nos muito bem perceber a vossa simpatia pelo carisma de D Bosco e de Maín.
"Teremos Irmãs..." mais Irmãs... são precisas, já!