quarta-feira, 8 de maio de 2013

Madre Mazzarello: "Nascem as FMA"



Olá pessoal!

Aqui vai o terceiro episódio da vida de Maria Mazzarello escolhido e comentado por mais um grupo de pequenos jornalistas!

"Como reagiu Maria Mazzarello à proposta de se tornar religiosa? E como reagiram as outras Filhas da Imaculada? A admiração que tinham por D. Bosco fez com que aceitassem as suas palavras como uma alegre notícia.
Para redigir as Constituições, D. Bosco já tinha pedido há tempos a colaboração da superiora das Irmãs de Santa Ana:
- Tem aqui as Constituições dos salesianos religiosos. Tenha a bondade de as adaptar a um Instituto religioso feminino. Poderá cortar e acrescentar o que achar oportuno.
Era também necessário escolher uma Superiora Geral. A 29 de Janeiro de 1872, por ordem de D. Bosco, o Padre Pestarino reuniu as primeiras 27 jovens, para que elegessem a primeira Superiora. Maria Mazzarello, 35 anos, foi eleita com 21 votos.
Assustada, pediu que escolhessem outra. As insistiram e D. Bosco teve a última palavra: confirmou-a no cargo. Ela apenas pediu que lhe dessem simplesmente o título de Vigária. Dizia:
- A verdadeira Superiora é Nossa Senhora."

Comentário:
Nós escolhemos esta passagem porque Madre Mazzarello foi uma das principais fundadoras do grupo das Filhas de Maria Auxiliadora e foi eleita a primeira superiora das FMA.
Gostámos muito deste excerto porque mostra a dedicação de Maín a este projecto que nós hoje vivemos.


Pedro Cunha
Nuno Sabença



Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!






Sem comentários: