domingo, 22 de novembro de 2009

Cristo Rei

Hoje, no último domingo do ano eclesiástico, confessamos: “Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor do universo”.

Jesus Cristo é a esperança da humanidade. Comemoramos a festa de um Rei que, ao invés de riquezas e poder, proclama a simplicidade e a humildade. A sua festa é uma oportunidade de aprofundarmos o nosso modelo de fé e a vivência da humanidade.

A festa de Cristo Rei é a coroação de todo o ciclo da liturgia eclesiástica, porque na figura de Cristo Rei, se resume toda a obra salvadora do Messias. Não um messias cheio de poder e riquezas que veio para aniquilar os maus, mas um rei que veio para transformar os corações mais endurecidos.

Na realidade, já tínhamos celebrado na Semana Santa, na Páscoa e na Ascensão a festa da realeza de Cristo. No dia da Páscoa, Cristo assume o domínio sobre a nova Criação redimida. Na Ascensão ao céu é elevado para junto do Pai. Também em cada Domingo comemoramos o dia do Senhor ao celebrar a eucaristia.

Neste dia encerramos o ano litúrgico e começamos o tempo do advento. A Igreja convida-nos a concentrar a nossa mente e coração nesse fundamento da nossa fé: Jesus Cristo, o Senhor.

Fiquem bem e com D. Bosco!

Sem comentários: