segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Encontro de Jovens 2009

No Domingo, dia 9 de Novembro de 2009, realizou-se no Porto o Encontro de Jovens 2009 da Zona Norte com o tema: "A Luz para os nossos passos". O encontro era destinado aos Jovens do 10º ano e seguintes.


Parte da manhã:

O grupo de Arcozelo chegou ao Porto por volta das 9:30h. Ainda deu para "matar" algumas saudades com os participantes dos outros centros. Após este momento, fomos receber uns cartões onde se lia uma destas palavras: Espiritualidade, Juvenil ou Salesiana.

Em seguida juntámo-nos todos numa grande sala onde cantámos e preenchemos os cartões com palavras relacionadas com aquelas presentes nos mesmos.

Depois reunímo-nos em pequenos grupos onde discutimos o que era a Espiritualidade Juvenil Salesiana. Em seguida fomos para uns ateliês. Antes do almoço participamos na missa, onde recebemos uma Dezena.

Fred

Parte da tarde:

A tarde foi dedicada à realização de 5 ateliês:

- Espiritualidade Juvenil Salesiana do QUOTIDIANO, orientado pela animadora Lucas de Viana do Castelo. Nele falamos de como é ser cristão na sociedade em que vivemos e de como as pessoas reagem a esse facto.
Actividade: cada grupo foi convidado a fazer um “Hi Jesus”, ou seja, um hi5 do grupo e à maneira de Jesus.

- Espiritualidade Juvenil Salesiana da ALEGRIA E OPTIMISMO, orientado pelo animador Carlos Nunes do Porto. Falamos da confiança que devemos depositar quer nos outros quer em nós próprios durante a nossa vida e da alegria de viver que devemos levar connosco para onde quer que vamos.
Actividade: cada grupo jogou um jogo relacionado com a necessidade de confiar nos outros e escreveu num balão palavras relacionadas com o que é necessário para viver a vida em pleno.

- Espiritualidade Juvenil Salesiana da AMIZADE COM JESUS, ou seja, a Eucaristia. Na homilia fizemos uma coisa diferente: os grupos reuniram-se para falar da mensagem transmitida nas leituras e para fazer uma oração para a Acção de Graças. No fim da Eucaristia, cada participante recebeu uma dezena como lembrança deste encontro.
Actividade: cada um dos participantes recebeu um post-it em forma de coração em que para escrever uma palavra ou frase que resumisse tudo o que tínhamos aprendido durante dia, que foi depois colado numa cartolina, formando uma cruz grande com todos os nossos pensamentos.

- Espiritualidade Juvenil Salesiana da COMUNHÃO ECLESIAL, orientado pelo Padre Juan. Este atelier foi dedicado à interpretação e discussão em grupo de certas palavras relacionadas com as nossas vidas em Jesus Cristo.
Actividade: sentados em círculo, cada elemento do grupo recebia um fio de lã por cada palavra discutida. Esse fio era agarrado por uma pessoa que estivesse à nossa frente, formando assim uma teia forte e que aguenta com qualquer peso, a teia da nossa vida.

- Espiritualidade Juvenil Salesiana do SERVIÇO RESPONSÁVEL, orientado pela Ir. Fernanda. Neste último havia uma corda com alguns cartões presos a ela. Cada um desses cartões tinha escrito uma frase sobre o que podemos fazer para ajudar as pessoas com dificuldades ou que precisem de orientação e todos os elementos do grupo foram convidados a falar da sua experiência de vida relacionada com este tema.
Actividade: em grupo, pensamos e escrevemos numa pétala de cartolina uma oração a pedir ou agradecer a Jesus algo que o grupo acha que precisa. No fim, com cada pétala formou-se uma flor com as preces de todos.

Para concluir este dia, o grande grupo juntou-se para ouvir a opinião de cada representante dos ateliês e para as despedidas.
Foi um dia passado em cheio! Cantámos, dançámos, revimos amigos e convivemos, e penso que falo por todos quando digo que é óptimo saber que este grupo de amigos que um dia se juntou, vai continuar a encontrar-se e a passar bons momentos juntos por mais anos que passem.

Somos MJS, para sempre!
Daniela

Fiquem bem e com D. Bosco!

5 comentários:

Andreia :D disse...

Oh Danii , só faltou o Dá-lhe lenha :D

Leila . disse...

DÁ - LHE LENHAAAAA ! 8D
( e agora o Zé leva às mãos à cabeça num claro gesto de desespero :p )
Foi um óptimo encontro , e o artigo da Daniela sempre saiu . xD

Ricky disse...

Um dia vão me explicar a quem estão a fornecer lenha!

O artigo da Daniela saiu finalmente! XD Quase ao mesmo tempo que o do Frederico! =P

Ir. Lourdes disse...

O Pe. Aníbal já me tinha dito que estava à espera da parte da tarde,... mas ela veio! claro! ficámos ilucidados e... para a próxima têm que ir os que ficaram por Arcozelo e arredores no quentinho!

Patrícia Afonso disse...

O melhor da foto é a minha guitarra em primeiro plano! Não há melhor! x)

(Já vou um bocadinho atrasada mas ainda estou a explorar o blog =P )