terça-feira, 2 de março de 2010

Proposta Pastoral FMA/SDB

Março-Abril (Quaresma-Páscoa): Jesus faz-se encontrar na encruzilhada de caminhos

Ele fala-nos pelo caminho!

Somos companheiros de um caminho que nos faz crescer na experiência de comunidade reunida no amor de Jesus, de relações interpessoais construídas a partir do primado do amor. Nas encruzilhadas de caminhos, apenas podemos tomar uma de duas direcções: ou optamos de tal modo que a nossa liberdade seja libertadora das possibilidades de vida e de liberdade dos outros, ou optamos de maneira arbitrária, no privilégio do “eu” e em claro contraste com os outros e o seu viver. A opção é radical e sabemos qual foi a de Jesus: uma vida entregue por amor.
Deixemos que Jesus se encontre connosco e ilumine o nosso olhar. Foi esta a experiência dos discípulos de Emaús, num encontro fulgurante que inverteu a rota do medo e da tristeza em anúncio de Vida autêntica. A Via de Emaús é um caminho que nos leva da Palavra à Pessoa de Jesus na Eucaristia e dela à comunidade. É encontrar Cristo, redescobrindo a vida e o testemunho na Igreja.

Acção: Descobrir o rosto de Jesus nos caminhos que percorremos no mundo, cultivar a interioridade, fruto de um encontro transformador, reforçar o empenho de sermos companheiros de caminhos de esperança, façamo-nos próximos de quem se encontra cansado ou dá passos na sombra das incertezas…Aprofundar a experiência de encontro com Jesus na celebração dos sacramentos.

Sem comentários: