quinta-feira, 11 de março de 2010

A Vida é uma Aventura - Encontro de Pré-Adolescentes 2010 Arcozelo

No dia 6 de Fevereiro, o Centro Juvenil estava à pinha! Mas, afinal, por que raio é que apareceu tanta gente, e logo às 9h da manhã?! Ah, pois! O Encontro de Pré-Adolescentes! Desta vez era em Arcozelo! Quase me esquecia…

Compareceram cerca de 150 jovens da parte Norte do país, para se juntarem à aventura de Abrãao e Lot na sua aliança com Deus.

O dia tornou-se um verdadeiro desafio, entre responder a perguntas e reflectir um pouco, passando por fazer cartazes, e, claro!, com muitos jogos e brincadeiras intermináveis. Todo o trabalho se concentrou numa oração final em que cada grupo teve uma participação muito importante, mostrando o que aprendeu e quanto cresceu ao longo deste encontro tão especial. As despedidas são sempre o mais difícil, mas as amizades permanecem, e, da próxima vez, será bom rever os amigos e os animadores. Para além disso, as músicas viajam connosco, num CD-recordação deste dia diferente.

Participar é uma forma de crescer, quer em nós mesmos, quer na fé. Obrigada a todos os participantes e aos animadores que tanto ajudaram nesta pequena mas frutífera missão!

Aqui fica o testemunho da Ir. Fernanda Luz sobre este dia:

"Após tantos dias de chuva, o dia 6 de Fevereiro amanheceu com um sol radioso em Arcozelo (...). Foi um presente de Deus para cada pré-adolescente, os seus animadores e várias FMA e SDB que viveram o “Encontro de pré-adolescentes” Norte (...).

(...) o Centro de Arcozelo tem uma longa e bonita caminhada de participação no MJS e de organização de encontros (...). (...) a alegria salesiana reinou, já que os jovens animadores do Norte se esmeraram em preparar tudo com muito pormenor (...).

(...) houve duas personagens, Abraão e Lot, que iam guiando os participantes. Foram eles que deram o ponto de partida para a reflexão da manhã e para o jogo da tarde.

A aventura de fé de Abraão e o desafio lançado, pelo testemunho de jovens SDB (Pd. Juan Freitas) e FMA (Ir. Anabela Silva) (...) ajudaram os pré-adolescentes a interiorizar a mensagem e a tornar a participação nos grupos mais criativa.

Um agradecimento especial à Comunidade de Arcozelo e ao Centro Juvenil pela qualidade e ritmo que imprimiram a todo o encontro.

Parabéns aos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora que não se limitam a entusiasmar à distância mas conseguem tempo para estarem activamente presentes nestes encontros de animação geral. Esperamos que o trabalho de Pastoral Juvenil, que há-de ser sistemático, vocacional e missionário continue, com mais entusiasmo neste tempo de Quaresma."

O artigo completo pode ser consultado no site das Filhas de Maria Auxiliadora e no Boletim Salesiano.

Fiquem bem e com D. Bosco!

1 comentário:

Unknown disse...

Ainda registamos as imagens felizes do Aarão com o seu pupilo Lot a fazer furor para os atónitos miudos que às camionetas despejaram no nosso Centro e aqui surveram ansiosamente a vida que palpita entre nós. Parabéns aos Animadores, jovens do Crisma e 10 Ano que maracaram bem a presença de anfitrões!. D. Bosco gostou!