quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dom Bosco, patrono do futebol? E por que não?

O jornalista Albert Christian Sellner, do jornal austríaco “Der Standard”, propôs Dom Bosco para patrono do futebol. E sugeriu que o Papa Bento XVI fosse o promotor desse reconhecimento.

No texto publicado, Sellner constata que muitos artistas da bola rezam e olham para o céu durante os jogos e constata também que não há um patrono oficial para o futebol. Apesar de a FIFA proibir o uso de símbolos e gestos religiosos, a maioria dos jogadores parece não obedecer e muitos mostram publicamente a sua fé religiosa. Diego Maradona, por exemplo, no recente Campeonato do Mundo, foi visto a rezar o terço durante as competições.

Na realidade, muitas actividades profissionais e sociais têm um santo protector: Santo Isidoro de Sevilha é o Patrono da Internet; Santa Clara de Assis, da televisão; São José de Copertino, das viagens aéreas; o Arcanjo Gabriel, das telecomunicações. Existem já algumas modalidades desportivas que têm um patrono – São Sebastião para os atletas, por exemplo –, mas o futebol ainda não tem o seu santo protector.

Mas quem poderia ser o Padroeiro do Futebol? A resposta de Sellner é clara: Dom Bosco! Motivações? As características do futebol – juventude, amizade, alegria, arte da bola, festa – estão todas presentes em Dom Bosco.

No artigo, Sellner traça um rápido perfil biográfico do Santo Fundador dos Salesianos, recordando rapidamente as suas constantes andanças pela cidade em busca de jovens e de um lugar adaptado para os reunir, evidenciando todas as suas qualidades lúdicas, artísticas e criativas, que o ajudavam na sua missão educativa. “Até à sua morte, mais de 200 mil jovens haviam gozado do benefício da sua amizade”.

O jornalista defende ainda que, como João Paulo II declarou Dom Bosco “Pai e Mestre dos Jovens”, “Bento XVI dispõe da oportunidade de poder juntar méritos no mundo do futebol proclamando Dom Bosco «Patrono do Futebol»”.

A proposta de Sellner é também uma forma de reconhecimento pela importância que Dom Bosco e os Salesianos sempre deram aos jogos e ao desporto, como actividades de educação e de promoção humana, mais até pelo seu valor associativo do que pelas suas características competitivas.

Retirado da ANS

Fiquem bem e com D. Bosco!

9 comentários:

André disse...

e este ano há futsal no grupo, isto está tudo pensado! xD

Ricky disse...

xD só por isso, a proposta devia ser imediatamente aceite, não é André?

André disse...

Claro!! Até nos dava sorte! ((: e o Porto era campeão, já que eu acredito que D.Bosco era fã do Porto! ;DD

Ricky disse...

Então não era? Sendo dum país com equipas como o Inter de Milão, o AC Milan, Roma, Juventus, etc... Claro que ele seria do Porto. xD

André disse...

xDD claro que era! ;D

Marlene Soutelo disse...

Do Porto? Nada disso...
Seria do clube dos 6 milhões concerteza. :b

André disse...

Os 6 milhões são extremamente feios ! e é definitivamente por causa deles que o nosso país está assim ! xD

Ricky disse...

Gosto que o André procure criar inimigos com metade dos portugueses. xD

Marlene Soutelo disse...

Caro André, vamos ter uma conversinha no próximo Sábado!...