sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011

Olá!

A expectativa é grande para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que se vão realizar entre os dias 16 e 21 de Agosto de 2011 em Madrid. É um encontro mundial dos jovens católicos de todo o mundo que ocorre de 3 em 3 anos e que tem como objectivo evangelizar e dar a conhecer Cristo aos jovens. Alguns elementos do Centro Juvenil querem viver esta experiência e lançam o convite a todos os Jovens com 16 anos ou mais a aceitarem o desafio de participarem nesta aventura.

Para despertar a vossa curiosidade, vejam este vídeo sobre as várias JMJ que organizadas até agora:



O tema de cada JMJ é escolhido pelo Papa que o tenta transmitir sempre com uma linguagem dirigida aos jovens. O tema do próximo ano baseia-se no episódio evangélico do encontro de Jesus com o jovem rico, incidindo essencialmente na questão “Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (Mc 10, 17)

Mensagem de Bento XVI aos Jovens

Apesar de ainda faltar pouco menos de um ano para as jornadas, o Papa Bento XVI já transmitiu uma mensagem de reflexão para todos os jovens que pretendem participar. Esta mensagem contém sete pontos essenciais:

1 – Jesus não se esquece dos jovens, e presta grande atenção às suas expectativas e esperanças, ao mesmo tempo que manifesta um grande desejo de se encontrar e falar com cada um deles em especial.

2 – No episódio do Evangelho segundo S. Marcos, é dito que “Jesus fixou nele [jovem] o olhar e o amou”. Assim também os jovens devem procurar o olhar de Jesus e fixá-lo, para que sintam o amor que Ele tem por eles. Depois de o encontrar, devem empenhar-se em ajudar todos aqueles que andam perdidos do olhar de Deus, para que também eles o consigam encontrar.

3 – No Evangelho de S. Marcos, o jovem perguntou a Jesus “O que devo fazer?” É nesta fase da vida que os jovens se interrogam acerca da sua vida, e não devem não devem ter receio de se interrogar acerca da sua vocação, do projecto que Deus tem para eles, pois só quando o descobrem e vivenciam conseguem atingir a verdadeira felicidade.

4 – No Evangelho Jesus diz ao jovem “Vem e segue-me!” É esta a proposta que Jesus faz também aos jovens de hoje, para que aceitem o projecto que Ele tem para cada um.

5 – O jovem do Evangelho de S. Marcos pergunta a Jesus “O que devo fazer para alcançar a vida eterna?” Os jovens são “chamados à eternidade” e, quando reflectem neste convite, começam a tentar atribuir um sentido à sua existência que passa pelo amor ao outro, mas também pela liberdade e pela alegria provenientes da fé cristã.

6 – Os 10 mandamentos são essenciais para se viver no amor e distinguir o bem do mal. Segui-los não significa ficar preso. Eles são a melhor forma de se conseguir encontrar a verdadeira felicidade.

7 – Apesar dos tempos difíceis que se estão a viver actualmente, os jovens não devem perder a esperança no futuro. “Neste Ano Sacerdotal, convido-vos a conhecer a vida dos santos, em particular a dos sacerdotes santos. Vejais que Deus lhes guiou e que encontraram a própria estrada dia após dia, exactamente na fé, esperança e no amor. Cristo chama cada um de vós a empenhar-se com Ele e a assumir a própria responsabilidade para construir a civilização do amor. Se seguirdes a sua palavra, também a vossa estrada se iluminará e vos conduzirá a metas elevadas, que dão alegria e sentido pleno à vida.”

Para terem acesso a toda a mensagem do Papa cliquem aqui.

Hino das JMJ Madrid 2011

Todas as JMJ têm um hino e 2011 não vai ser excepção. Este novo hino foi aprovado em Madrid a 26 de Maio de 2010. Composto por Enrique Vázquez Castro, sacerdote e compositor de música litúrgica, com letra escrita por César Franco, Bispo Auxiliar de Madrid, possui uma mensagem de “proximidade dos jovens à Humanidade de Cristo”. São sete os versos que o compõem e o refrão é baseado no tema das Jornadas “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Carta de S. Paulo aos Colossenses) e diz:

“Forte na fé, na caminhada em Cristo,
Nosso amigo, nosso Senhor.
Caminhamos em Cristo, firmes na fé.”

O hino já está a ser traduzido em todas as línguas oficiais das jornadas e vai ser gravado em três versões: a litúrgica, a instrumental para grandes coros e popular com acompanhamento de guitarra.

Com estreia marcada para a festa da Virgem de Almudena, que se assinala a 9 de Novembro na Catedral de Madrid, o hino será distribuído, após esta data, por todo o mundo através da internet, em formato de áudio e videoclip. Disponibilizaremos o hino aqui no Boscolândia logo que possível.

Ouçam os hinos das edições anteriores das JMJ.

Sitios oficiais das JMJ Madrid 2011

www.madrid11.com/pt
Facebook - JMJ 2011

Fiquem bem e com D. Bosco!

Sem comentários: