quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Grupos do Grupo 2010/2011

Olá!

No dia 9 de Outubro o Centro Juvenil reabriu as portas após as longas férias de verão. Como sempre, iniciou as actividades com uma grande festa de boas-vindas a todos os grupos.

Os Jovens que foram ao CampoBosco (Andreia, Carolina, Daniela, Fred, Leila Salomé e Ricky) apresentaram um vídeo das suas aventura pelos trilhos de D. Bosco em Espanha e em Itália. Depois, chamando grupo a grupo, ofereceram a cada um palavras que pretendiam ser um incentivo para se aproximarem de Jesus e de D. Bosco ao longo deste ano lectivo. Estas mensagens fizeram-se acompanhar de imagens adequadas.

Apresentamos aqui as fotos dos grupos, as mensagens para cada grupo e as respectivas imagens.

Grupo do 5º - Pelo pátio do Oratório, em Valdocco, passaram muitas crianças e jovens que aprenderam a ser felizes junto a D. Bosco. Damos-vos as boas vindas ao Grupo de Jovens e contamos que sejam alegres como Domingos Sávio. Procurem ser santos em tudo o que fizerem, tal como ele tentava. Acima de tudo, o que queremos ver são sorrisos nas vossas caras.

Grupo do 6º - Este grupo é já para vocês como uma casa, onde se sentem bem e onde gostam de vir. Faz lembrar a casa onde D. Bosco cresceu. Mesmo quando ele já não morava lá, gostava de lá voltar sempre que podia. Esta casa representa o início de formação de bons cristãos e honestos cidadãos, como vocês devem ser.

Grupo do 7º - Este ano vocês são adolescentes. São, portanto, um exemplo para os mais novos do grupo que vos olham com respeito e admiração. O Tibidabo, que se encontra no alto de uma montanha, sobre Barcelona, está a "tomar conta da cidade". Também vocês têm que ser assim para os mais novos. Têm que tomar conta deles e ter a certeza que eles se sentem bem aqui no grupo. Além disso, Tibidabo significa "dar-te-ei", ou seja, vocês devem dar principalmente o exemplo através da alegria, dinamismo e serviço (ADS).

Grupo do 8º - Maria Mazzarello, quando tinha a vossa idade, trabalhava em casa e também no campo, mas encontrava sempre um tempo para se recolher no quarto e rezar. Da janela deste seu quarto, contemplava a natureza e a Igreja, que ficava longe. Ela aprendeu a agradecer a Deus por tudo, todas as pequenas coisas que a rodeavam. E assim vivia feliz. Também vocês devem procurar Deus em tudo. Incluindo na pessoa que está ao vosso lado. E agradecer-Lhe constantemente por tudo de bom que têm na vossa vida.

Grupo do 9º - Na vida de S. João Bosco, há uma figura que se destaca. Trata-se de Maria, mãe de Jesus. D. Bosco tinha uma devoção especial por Maria. Entregou-lhe toda a sua vida e deixou-se guiar por Ela. No sonho dos 9 anos, ouviu atentamente o que Maria queria que ele fizesse pelos jovens do mundo. Com Bartolomeu Garelli, começou a sua obra rezando um Avé Maria. E até hoje, sentimos que Ela olha por nós. Este ano, descubram Nela uma mãe que vos quer bem e vos indica o caminho certo a seguir.

Grupo do 10º - A obra de D. Bosco começou a 8 de Dezembro de 1841, com um único jovem chamado Bartolomeu Garelli. Nas semanas seguintes, este jovem trouxe amigos, que trouxeram mais amigos, e assim cresceu o primeiro Oratório. Nos primeiros anos desta obra, D. Bosco estava sozinho com centenas de jovens. Muitos chamaram-no louco, mas ele não desistiu e aos poucos, com o tempo, pessoas que gostavam da maneira de pensar e agir de D. Bosco ficaram com ele para o ajudar. Também vocês, mesmo sendo poucos, não devem desistir, porque melhores dias virão.

Grupo Crisma - O Cristo Ressuscitado do Templo D. Bosco é sinal de juventude, festa e alegria. É também simbolo de vida. Vida de entrega aos outros, vida de fé. Nesta caminhada de preparação para o Crisma, procurem em Cristo e em D. Bosco o melhor modo de tornarem a vossa vida em esperança para outros jovens.

Grupo de Animadores - Um colaborador perguntou um dia a D. Bosco como se poderia aproximar dos jovens de modo a dar-lhes um conselho ou um elogio no momento apropriado. A resposta de D. Bosco surpreende pela simplicidade: "coloca-te junto da fonte de água onde eles vão, de certeza, para beber água entre as brincadeiras. Aí poderás aproveitar para falar ao coração deles". Ao estilo de D. Bosco, vamos nos aproximar dos nossos jovens para que sintam que estamos presentes e que estamos disponíveis para os ajudar.


Irmãs - Ao estilo de Mãe Margarida e Madre Mazzarello, as Irmãs desta casa que nos acompanham aos sábados são para nós figuras maternas, atentas às nossas necessidades e sempre dispostas a fazer o possível para que nos sintamos bem. Devemos saber agradecer-lhes por tudo.

Fiquem bem e com D. Bosco!

9 comentários:

Marlene Soutelo disse...

Que bonitinhos, o pessoal do grupo do 5.º ano! E as animadoras? Espectáculo!

Brincadeirinha! :)
Estão todos muito bem e os animadores são todos um espectáculo pela dedicação que têm aos nossos Jovens.

Ricky disse...

Grupo do 9º, vamos a isto! ;) espera-nos um ano "pouco secante e divertido".

André disse...

ora aí está! palavras sábias de gente muito sábia! ;DD

Carolina disse...

Pois, Rickie, deixaste-nos a nós para uma obra "maior" como disse a Ir. Lurdes (ainda me recordo :') e agora deixaste esssa obra "maior" para uma minúscula com esses minimeus maiores que eu :b
Há-des cá bir, há-des xD

Ricky disse...

Oh Carolina.. =) ainda te lembras disso?..

Estes minimeus são também uma grande obra. lol

Mas eu ainda sou teu animador! XP

Carolina disse...

És, do Jornalismo xD mas pronto, a catequese, é diferente... Aliás, eu nunca tive catequese contigo :( eu era do outro grupo... e quando finalmente nos juntámos, tu foste! O meu grupo ficou desolado xD

Marta disse...

A Ana tem é inveja por não ter um animador como o meu :DD

Ricky disse...

Lá está, não há necessidade de sentir inveja de ninguém. =P sou no Jornalismo o mesmo animador que sou no tema. ;)

Ir. Lourdes disse...

Ai Jesus!... o que aqui vai!.... D. Bosco põe cobro neste meus... e teus...